Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/781
Tipo: Dissertação
Título: Teoria Ator-Rede, Design de Ambientes e Feira de Artesanato: Ambientes da Feira de Artesanato da Associação Artes da Terra em Itajubá/MG.
Autor(es): PEREIRA, Carlos Magno
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo utilizar a proposta da Teoria Ator-Rede (ANT) para analisar os ambientes utilizados pela Feira de Artesanato da Associação Artes da Terra, na cidade de Itajubá localizada no Sul de Minas Gerais, por meio da abordagem sociotécnica e construção narrativa. O trabalho está inserido no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade da Universidade Federal de Itajubá. Teve-se como proposta uma interação entre o pesquisador, os artesãos e os demais atores envolvidos na rede que faz parte da feira de artesanato, para isso, realizou-se uma oficina dividida em 4 módulos para discutir os ambientes utilizados, sendo eles: a praça, a feira, as barracas e os mobiliários que são utilizados para dispor os artefatos expostos e comercializados pelos artesãos e produtores típicos da associação. A metodologia utilizada na investigação se dá pela ANT desenvolvida por Bruno Latour e pela abordagem sociotécnica e através da Cartografia de Controvérsias que permitirá visualizar as relações estabelecidas nessa rede. A interação foi realizada pelos princípios da metodologia aplicada no Design de Ambientes, atividade de caráter interdisciplinar que busca articular e estudar os problemas do ambiente construído por meio da compreensão e tradução das necessidades dos indivíduos. As oficinas tiveram como resultado a melhoria da exposição dos produtos nas barracas da Associação Artes da Terra. Como considerações finais são apresentados os resultados da oficina realizada com os associados participantes da Associação Artes da Terra, apontamento de novas possibilidades de trabalho e as contribuições entre a ANT e o Design de Ambientes. Portanto, espera-se que esse trabalho possibilite visualizar de modo diferenciado a inserção do Designer de Ambientes dentro das discussões da Ciência e Tecnologia, Cartografia de Controvérsias, feira de artesanato e nos ambientes reivindicados pelo cidadão dentro das cidades.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: PEREIRA, Carlos Magno. Teoria Ator-Rede, Design de Ambientes e Feira de Artesanato: Ambientes da Feira de Artesanato da Associação Artes da Terra em Itajubá/MG. 2017. 206 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/781
Data do documento: Mar-2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_pereira2_2017.pdf11,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.