Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/784
Tipo: Dissertação
Título: Poliéteres Arborescentes Oticamente Ativos para a Terapia Fotodinâmica.
Autor(es): CARNEIRO, Tessa Martins de Carvalho
Abstract: A terapia fotodinâmica é uma terapia clínica emergente para o tratamento de câncer. Este trabalho trata do desenvolvimento de novos fotossensibilisadores para a terapia fotodinâmica, os quais podem ser otimizados através de um conjunto único de características físico-químicas, necessário para um agente clínico ideal. Atualmente já existem alguns relatos de novos agentes e alguns agentes fotosensibilizadores comerciais. Esses entretanto possuem inúmeras limitações, tal como a baixa solubilidade, biocompatibilidade e fotoestabilidade. O presente estudo teve como objetivo específico analisar as propriedades físico-químicas e biológicas do dendrímero de poliglicerol (PGLD) como sistema transportador derodamina B (RhB). PGLD de gerações (G) 0, 2 e 4 foi sintetizado pelo método divergente utilizando-se a rota sintética de Williamson onde uma sequência catalítica repetitiva de alilaçãoe di-hidroxilação foi adotada. O PGLD foi oxidado utilizando-se TEMPO (N-oxil-2,2,6,6-tetrametilpiperidina). Após ativação do PGLD oxidado com N-hidroxi-succinamida (NHS)/(1-etil-3-(3-dimetilaminopropil) carbodiimida) (EDC)RhB foi imobilizada covalentemente na macromolécula dendrítica.O sistema PGLD-g-RhB foi caracterizado por técnicas espectroscópicas (espectroscopia no infravermelho por transformadas de Fourier-FTIR, e espectroscopia ultravioleta-visível-UV/Vis), térmicas (análise termogravimétrica-TG,calorimetria exploratória diferencial-DSC), cromatográficas (cromatografia de camadadelgada-CCD). Os processos de absorção multifotônica (absorção de dois fótons) no PGLD-g-RhB foi estudado utilizando a técnica de Varredura-Z com pulsos ultracurtos.Os espectros de emissão de fluorescência do PGLD/-g-RhB utilizando pireno como sonda molecular indicaram um aumento na hidrofobicidade do PGLD-g-RhB com o aumento do número de gerações. As propriedades biocompatíveis do PGLD-g-RhB foram avaliadas quanto às suas citotoxicidade e hemocompatibilidade. O estudo da citotoxicidade e atividade fotodinâmica do PGLD-g-RhBfoi efetuado utilizando linhagem celular derivada de carcinoma epidermóide oral SCC9 em ensaios in vitro.As técnicas físico-químicas de análise indicaram que o acoplamento químico entre a RhB e o PGLD foi atingido com sucesso. As avaliações citotóxicas e de hemocompatibilidade indicaram que o PGLD-g-RhB possui propriedades adequadas para utilização in vivo.O ensaio de TUNEL sugere que o sistema PGLD-g-RhB parece atuar como um eficiente fotossensibilizador na TFD decarcinomasepidermoide de cabeça e pescoço(SCC9), causando a morte celular por apoptose.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Materiais para Engenharia
Citação: CARNEIRO, Tessa Martins de Carvalho. Poliéteres Arborescentes Oticamente Ativos para a Terapia Fotodinâmica. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Materiais para Engenharia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/784
Data do documento: 4-Fev-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_carneiro_2014.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.