Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/789
Tipo: Dissertação
Título: Aplicação de LEDs de Luminescência Branca para Iluminação.
Autor(es): PINTO, Daniel Zaroni
Abstract: Neste estudo foram analisados espectros de luminescências de LEDs (Light Emitting Diodes), que são diodos emissores de luz branca, utilizados para a iluminação. Este trabalho se refere a dois modelos de LEDs brancos disponíveis no mercado: i) associação de LEDs de baixa potência em grande número, ou ii) alguns LEDs de maior potência, e comparação com a iluminação convencional. O processo produtivo de placas de circuito impresso PCI (Peripheral Component Interconnect) com muitos LEDs exige automação, por outro lado, o processo com LEDs de alta potência, necessita de aprimoramento da tecnologia de dissipação de calor. A fim de comparar as opções de iluminação, as medições do espectro de cada fonte de luz, a energia, fluxo de fótons, brilho espectral por comprimento de onda e a temperatura da cor, foram investigados. Como serão mostrados, estes parâmetros permitem comparação entre os modelos de iluminação de modo que o LED e seu emprego na iluminação é opção que vem atender a redução no consume de energia e ao impacto ambiental, com um agravante que são os custos iniciais mais altos. Para avaliar os diversos modelos de LEDs, é usado o programa Spectraviz, desenvolvido em LabVIEW , o espectroradiômetro Modelo - Black_Comet C-SR 50-StellarNet, fonte modelo Keithley 2400, multímetro digital Keithley modelo 2100, além de componentes ópticos.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Engenharia de Materiais
Citação: PINTO, Daniel Zaroni. Aplicação de LEDs de Luminescência Branca para Iluminação. 2013. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/789
Data do documento: 3-Dez-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_pinto_2013.pdf2,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.