Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/799
Tipo: Dissertação
Título: Simulador para Treinamento de Operadores como Suporte à Operação em Tempo Real de Redes Inteligentes
Autor(es): NETTO, Marcos
Abstract: O presente trabalho faz um levantamento histórico do desenvolvimento de simuladores para treinamento de operadores. As características e funcionalidades já consideradas, ou ainda em utilização neste tipo de solução estão identificadas e descritas. Também estão mostradas as propostas de desenvolvimento futuro, com base em tecnologias emergentes como, por exemplo, a computação nas nuvens. A partir de então, um simulador, atualmente em escala comercial, é discutido em detalhes. Este simulador é resultado do envolvimento de três empresas brasileiras desenvolvedoras de software para sistemas elétricos. Devido às características do motor de simulação utilizado, a saber, baseadas na solução cíclica de um algoritmo de fluxo de potência, o software se propõe, por enquanto, a atender a demanda de treinamento de operadores de centros de controle da distribuição e de grandes consumidores de energia, por exemplo, empresas do setor de alumínio. Apesar da crescente tendência de automatização dos procedimentos da operação de redes nas diversas condições operativas, há de se destacar que a tomada de decisão permanece sobre responsabilidade do operador. Portanto, a operação em tempo real de redes inteligentes certamente demandará a intervenção de operadores devidamente certificados e capacitados.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: NETTO, Marcos. Simulador para Treinamento de Operadores como Suporte à Operação em Tempo Real de Redes Inteligentes. 2013. 140 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/799
Data do documento: 12-Dez-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_netto_2013.pdf3,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.