Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/813
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do potencial de utilização dos dados da SRTM - Shuttle Radar Topography Mission por meio da análise da estimativa de perda de solo para a bacia hidrográfica do Ribeirão do Feijão, São Carlos, SP.
Autor(es): LUZ, Fernanda Giffoni Fernandes
Abstract: Dados topográficos, corrigidos de todo Brasil, são disponibilizados pela Embrapa. Provenientes da SRTM, esses dados são gratuitos e constituem um recurso poderoso para o planejamento territorial e ambiental do país. Porém, sua utilização na aplicação de modelos em sistemas de informação deve ser avaliada para verificar o grau de confiabilidade da informação. Foi escolhida a bacia hidrográfica do Ribeirão do Feijão, anancial de abastecimento do município de São Carlos, SP, localizada a montante de importantes usinas hidrelétricas da bacia do Rio Tietê, para serem estimadas as taxas de perda de solo da bacia. Para tanto, foi aplicado o modelo EUPS - Equação Universal de Perda de Solo, sendo possível identificar o fator que exerce maior influência nas grandes perdas de solo e avaliar o desempenho da aplicação do modelo digital do terreno proveniente da SRTM. Como referência foi utilizada a carta topográfica do IBGE em escala 1:50.000. A acurácia foi avaliada por meio da aplicação do índice Kappa que, através de uma matriz de erro, mostra o grau de semelhança entre os mapas. O índice Kappa revelou que o MDT/SRTM possui nível de precisão considerado razoável (0.6594), enquanto que os valores de Kappa para o fator LS (0.2584), o potencial natural de erosão (0.2582) e a perda de solo (0.4199) apresentam níveis de acurácia considerados baixo, e baixo e moderado, respectivamente. O trabalho mostrou que a aplicação do MDT/SRTM pode oferecer resultados razoavelmente satisfatórios em bacias hidrográficas onde o fator LS não é determinante na perda de solo. Os resultados apontam para a cobertura do solo como sendo o fator de maior influência nos valores de perda de solo da bacia e, o solo exposto como sendo o maior causador das grandes perdas, sobretudo quando ocorrem sobre os solos podzólicos e as areias quartzosas. Conclui-se ainda que, para ser garantida a conservação, a qualidade das águas do manancial de abastecimento do município e também a minimização do transporte de solos para os reservatórios que produzem energia hidrelétrica a jusante da bacia, é essencial a utilização de técnicas de planejamento e políticas adequadas de uso do solo.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: LUZ, Fernanda Giffoni Fernandes. Avaliação do potencial de utilização dos dados da SRTM - Shuttle Radar Topography Mission por meio da análise da estimativa de perda de solo para a bacia hidrográfica do Ribeirão do Feijão, São Carlos, SP. 2012. 88 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2012.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/813
Data do documento: 4-Dez-2012
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_luz_2013.pdf23,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.