Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/816
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação dos Impactos Ambientais devido ao uso de Mecanismos de Controle de Macrófitas em Reservatórios.
Autor(es): BERTI, Karina Abranches de Faria
Abstract: Apesar da grande importância das macrófitas aquáticas para o desenvolvimento dos ecossistemas, sua acentuada proliferação pode apresentar riscos para a utilização dos recursos hídricos e vêm despertando o interesse da comunidade científica, tornando alvo de controle. O presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos ambientais gerais ocasionados pela retirada de macrófitas através de mecanismos de controle convencionais e quantificar a eficiência destes mecanismos na análise dos aspectos água, flora aquática e fauna aquática. Como metodologia, foram construídas matrizes de interação e, através da interpolação dos dados, analisou-se o grau de impacto devido ao uso de cada método de controle, a partir da comparação dos valores do Índice de Caso de Referência (ICR) obtidos para cada aspecto. Na análise, concluiu-se que o método de controle menos impactante é o biológico, porém apresenta como desvantagem a necessidade de um controle rigoroso da introdução de uma nova espécie no meio. Verificou-se como sendo o método de controle mais impactante o químico, cujos impactos negativos na fauna e na flora, superam os impactos dos demais métodos analisados. Além de ser prejudicial para o aspecto água a longo prazo. Os demais métodos se equivalem nos impactos ambientais na água, flora e fauna aquáticas.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: BERTI, Karina Abranches de Faria. Avaliação dos Impactos Ambientais devido ao uso de Mecanismos de Controle de Macrófitas em Reservatórios. 2013. 78 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/816
Data do documento: 8-Nov-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_berti_2013.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.