Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/817
Tipo: Dissertação
Título: Estudo e modelagem dos componentes de um sistema Dish Stirling visando à otimização da potência e a eficiência do sistema.
Autor(es): CABALLERO, Gaylord Enrique Carrillo
Abstract: Este trabalho apresenta os resultados da otimização da potência e da eficiência térmica do sistema Dish Stirling, a partir de um modelo matemático que permite analisar o comportamento dos componentes do sistema. O modelo matemático determina inicialmente os parâmetros geométricos do coletor solar, como concentração geométrica, ângulo de borda, área do paraboloide, diâmetro do receptor, etc. com a finalidade de quantificar a energia térmica que atinge a superfície do receptor. O desenvolvimento desta etapa teve como referência o trabalho realizado por Mendoza, (2012), o qual contribuiu no estudo dos parâmetros, requeridos para a caraterização do concentrador solar. Despois foi elaborada uma análise para o dimensionamento da cavidade, determinando as perdas presentes no interior, com a finalidade de fazer a caracterização geométrica e térmica dos receptores solares propostos para este trabalho (DIR e heat pipe). A caracterização foi elaborada a partir de parâmetros reais como: a velocidade do vento, material do receptor, temperatura ambiente, irradiação solar, etc., obtendo-se a energia útil que atinge ao motor Stirling. Além disso, foi estudado o regenerador, componente que contribui no incremento da eficiência térmica do motor Stirling. Finalmente foi realizada a otimização do sistema, com o objetivo de obter a melhor configuração geométrica para as condições avaliadas, usando como ferramenta computacional Modefrontier. O modelo matemático desenvolvido no trabalho foi validado baseado em dados da literatura cientifica especializada. Os resultados mostraram que para baixas velocidades do vento, menores a 3.9m/s e ângulos de inclinação entre 70° e 85°, as perdas por radiação na cavidade afetam de maneira considerável o comportamento térmico do sistema, resultando maiores que as perdas por convecção e por condução. Além disso, é possível concluir que para o receptor tipo heat pipe o calor fornecido ao motor Stirling e a potência gerada pelo motor são maiores que no receptor tipo DIR.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica
Citação: CABALLERO, Gaylord Enrique Carrillo. Estudo e modelagem dos componentes de um sistema Dish Stirling visando à otimização da potência e a eficiência do sistema. 2013. 140 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/817
Data do documento: 4-Nov-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_carrillo_2013.pdf6,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.