Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/826
Tipo: Dissertação
Título: A Avaliação de Imóveis pelos Métodos Econômico-Financeiros.
Autor(es): MACANHAN, Vanessa Bawden de Paula
Abstract: São diversas as situações nas quais deve-se realizar a avaliação técnica de um imóvel. Para tanto, a Norma Brasileira de Avaliação de Imóveis Urbanos, que atualmente vem passando por um processo de revisão, apresenta diferentes métodos de avaliação. O método de avaliação mais utilizado atualmente é o método comparativo de dados de mercado utilizando inferência estatística que, apesar do seu alto grau de precisão e fundamentação, não é capaz de determinar a rentabilidade e os riscos do investimento no imóvel avaliado. Para esse propósito, seria necessária a utilização de um dos métodos econômico-financeiros, como por exemplo, o método da renda ou o método involutivo, que utilizam o fluxo de caixa descontado. Este trabalho apresenta de forma clara e objetiva um material no qual os avaliadores possam se basear ao realizar uma avaliação econômico-financeira de um imóvel. São aqui mostrados os dados necessários para a avaliação, como as entradas e saídas de caixa, número de períodos de investimento, taxas de crescimento, entre outros. Também é mostrado como é calculada a taxa de desconto a ser utilizada na avaliação, através das rentabilidades do mercado no qual o imóvel se encontra. São apresentadas duas abordagens para a determinação e análise da rentabilidade do investimento, de modo a possibilitar o investimento em imóveis comparável a outros investimentos. Também é apresentado como são levantados e avaliados os riscos do investimento e discutido a respeito do coeficiente  para imóveis. São discutidas as diferentes formas de analisar o desempenho financeiro do investimento, que pode ser superior ou inferior ao esperado, possibilitando determinar se os valores praticados no mercado estão sobre ou subvalorizados e ainda auxiliando na explicação do comportamento do mercado. Enfim, são apresentadas as ferramentas necessárias ao avaliador não só na avaliação do imóvel, mas também na análise do bem como um investimento. Assim, este trabalho busca acrescentar uma bibliografia objetiva e especifica à pouca literatura existente no Brasil na área de avaliações de imóveis pelos métodos econômico-financeiros, métodos estes cuja importância será acrescida uma vez concluído o projeto de revisão das Normas Brasileiras de Avaliações.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: MACANHAN, Vanessa Bawden de Paula. A Avaliação de Imóveis pelos Métodos Econômico-Financeiros. 2002. 99 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2002.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/826
Data do documento: 13-Dez-2002
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_macanhan_2002.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.