Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/827
Tipo: Dissertação
Título: Energia Solar Fotovoltaica: Viabilidade no segmento residencial.
Autor(es): RIBEIRO, Aline Lidiane
Abstract: A geração de energia sem impactos ambientais é o objetivo atual de vários países que buscam obter uma matriz energética sustentável. Neste contexto, cada vez mais se utiliza no mundo a energia fotovoltaica devido à sua característica renovável, à fácil instalação, à manutenção simples, à flexibilidade e de poder ser divisível. Comparada a outras fontes, o seu alto custo ainda torna pouco atrativa economicamente, razão de sua pequena exploração em vários lugares no mundo, principalmente no Brasil. Com a finalidade de aproveitar esse recurso energético, o governo brasileiro adotou incentivos para sistemas fotovoltaicos que, aos poucos, vem surtindo os seus efeitos. Inicialmente, este trabalho apresenta um levantamento do potencial fotovoltaico existente nos telhados residenciais de determinadas cidades e uma análise da atratividade econômica com os incentivos regulatórios existentes e financiamentos disponíveis no Brasil. Não apenas se limitando ao cenário brasileiro atual, é avaliada também a comercialização da energia gerada pelo setor residencial, pois em muitos países esta possibilidade já é viável. Uma das variáveis importantes na tomada de decisão quanto à instalação de sistemas fotovoltaicos é o nível de insolação. Apesar de ser menos sensível que outras variáveis climáticas no que se refere ao aquecimento global, este nível pode se alterar ao longo do período de vida útil do empreendimento. Por essa razão, foi feita a avaliação do comportamento dos níveis de radiação solar das capitais do nordeste no futuro. As estimativas foram obtidas através dos modelos climáticos globais Hadgem e Miroc e pelo modelo regional ETA.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: RIBEIRO, Aline Lidiane. Energia Solar Fotovoltaica: Viabilidade no segmento residencial. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/827
Data do documento: Mai-2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_ribeiro_2017.pdf2,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.