Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/828
Tipo: Dissertação
Título: Análise do Processo de Transferência Internacional de Tecnologia no Segmento Aeronáutico.
Autor(es): CUSTÓDIO, Antônio Carlos Almeida
Abstract: Este trabalho visa analisar o impacto de um processo de transferência internacional de tecnologia no segmento aeronáutico no mercado brasileiro, do ponto de vista da empresa receptora. Ele conceitua tecnologia, transferência de tecnologia, aborda os fatores impactantes, os facilitadores, as barreiras além dos resultados esperados nesse tipo de processo. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso. Foi desenvolvido um questionário que permitiu coletar as informações em entrevistas semiestruturadas envolvendo duas empresas receptoras de tecnologia. A análise dos dados identificou as componentes tecnológicas envolvidas, as fases e os fatores do processo de transferência internacional de tecnologia e os impactos observados nas empresas receptoras. Ficou evidente que a competitividade das empresas foi diretamente impactada pelos fatores tecnológicos, organizacionais e ambientais existentes na transferência internacional de tecnologia estudada. O grau de semelhança entre as empresas e, em particular a idade da tecnologia envolvida foram fatores determinantes no processo, objeto desse estudo.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: CUSTÓDIO, Antônio Carlos Almeida. Análise do Processo de Transferência Internacional de Tecnologia no Segmento Aeronáutico. 2016. 95 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/828
Data do documento: 29-Abr-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_custodio_2016.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.