Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/831
Tipo: Dissertação
Título: Eficiência energética em refrigeradores.
Autor(es): SALVADOR, Emerson
Abstract: A presente dissertação trata da questão da evolução da eficiência energética em refrigeradores, tomando como base a participação dos modelos de equipamentos disponíveis no Programa Brasileiro de Etiquetagem - PBE. Para isso, o trabalho procurou avaliar separadamente os refrigeradores de 1 e 2 portas, convencional e frost-free, empregando-se a metodologia utilizada, desde 2003, no PBE. Essa metodologia utiliza como indicador a razão do consumo de energia elétrica em quilowatt-hora do refrigerador, fruto de ensaio em laboratório, e o consumo padrão. A determinação do consumo padrão faz parte de um estudo que considerou uma reta de regressão (do gráfico: volume x kWh) a partir dos modelos disponíveis em 2001, e pode ser considerada como referência (baseline) para os modelos de outros anos, permitindo avaliar a evolução da eficiência. O cálculo do consumo padrão leva em consideração o volume do refrigerador e a temperatura do congelador. Dessa forma, este estudo retrata como se comportou a eficiência energética ano a ano, através do cálculo dos índices médios de eficiência energética dos refrigeradores. Como resultado principal, observou-se uma melhoria expressiva na eficiência desses equipamentos, principalmente nos últimos 10 anos, a partir da concessão do Selo Procel. Nesse período, a eficiência dos refrigeradores apresentou 22% de aprimoramento enquanto os combinados do tipo convencional atingiram 16% e combinados frost-free 23%. Outra conclusão importante diz respeito à diferença da eficiência energética entre equipamentos com e sem Selo Procel, chegando a 14%, 18% e 21% para refrigeradores, combinados e combinados frost-free respectivamente. Estudos adicionais puderam ser realizados quanto à degradação da eficiência energética desses aparelhos, confirmando um aumento no consumo de eletricidade e indicando potencial importante de conservação para substituições dos aparelhos antigos, com mais de 11 anos, que atingiu no projeto piloto um incremento no consumo de 21 kWh/mês em média por refrigerador, cerca de 33% maior que o consumo dos refrigeradores novos.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: SALVADOR, Emerson. Eficiência energética em refrigeradores. 2013. 80 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/831
Data do documento: 1-Nov-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_salvador_2013.pdf3,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.