Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/832
Tipo: Dissertação
Título: Impacto de mudanças climáticas sobre o regime de vazões e a geração hidrelétrica de energia.
Autor(es): SANTANA, Thiago Balisa
Abstract: A geração de energia elétrica no Brasil depende, essencialmente, da vazão nos rios. Esta vazão, por sua vez, é resultado de características das bacias hidrográficas, do clima, e apresenta grande variabilidade temporal, o que afeta o planejamento energético em longo prazo. Em razão do aumento das evidências de cenários de mudanças climáticas, apontado por diversos estudos internacionais, torna-se cada vez mais importante o desenvolvimento de ferramentas que sejam capazes de identificar tais mudanças no comportamento climático. Modelos atmosféricos de previsão climática têm sido aperfeiçoados sistematicamente ao longo dos anos, incorporando outros sistemas, como a acoplagem com modelos oceânicos, que podem melhorar as predições quanto a possíveis alterações no clima futuro. Dessa forma, esse trabalho de dissertação consistiu em analisar quais seriam os impactos das possíveis mudanças no clima sobre as séries de vazões na bacia hidrográfica do rio São Francisco e na produção de energia em Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). Essa análise foi realizada a partir do ajuste de um modelo hidrológico (Modelo de Grandes Bacias – MGB) na bacia de estudo, alimentado pelas projeções climáticas futuras, geradas pelo modelo atmosférico regional Eta desenvolvido pelo CPTEC/INPE. Foram escolhidos dois membros do modelo Eta, um membro com menor (M2) e um com maior (M4) sensibilidade a variação da temperatura média global futura. Apenas em algumas regiões e nos primeiros anos as projeções futuras apresentam um ligeiro aumento nas vazões médias, principalmente para o membro M2, ou o menos crítico. Porém de forma geral, as projeções futuras de ambos os membros apontam reduções nas vazões em diferentes partes da bacia do rio São Francisco ao longo do século XXI. No caso mais crítico (membro M4), as projeções para final do século XXI apontam reduções nas vazões acima de 40% em relação ao período observado, na região mais baixa da bacia, próxima a foz. As projeções futuras apontam um aquecimento médio da bacia que varia de 1 a 1.5 °C a cada 30 anos. Chegando a um aquecimento de 3.6 a 5.7 °C no final do século. O aumento na temperatura média afeta diretamente no balanço hidrológico, como na evaporação e na evapotranspiração. Como consequência disso, a geração de energia nas PCHs segue a mesma tendência das vazões médias e sofre grandes reduções ao longo do século. As projeções futuras da energia, assegurada nos quatro empreendimentos analisados, apontam uma redução ao longo do tempo. As usinas garantirão cerca de 30% de energia a menos, se comparadas à capacidade atual, chegando a quase 50% de redução no pior caso. A situação da bacia do rio São Francisco é preocupante caso as projeções futuras do modelo Eta venham a se concretizar. Com o aumento natural da demanda de energia atrelado ao crescimento econômico, a redução na energia assegurada, mesmo sendo pequena, pode significar na inviabilização do projeto.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: SANTANA, Thiago Balisa. Impacto de mudanças climáticas sobre o regime de vazões e a geração hidrelétrica de energia. 2013. 135 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/832
Data do documento: 29-Ago-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_santana_2013.pdf6,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.