Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/838
Tipo: Dissertação
Título: Análise da produção do biogás proveniente da degradação de resíduos sólidos urbanos (RSU) em função da sua granulometria em biorreatores anaeróbios.
Autor(es): PEREIRA, Ana Cristina de Oliveira Santos
Abstract: A urbanização crescente traz um aumento considerável da produção de resíduos sólidos urbanos (RSU), sendo necessária a criação de alternativas que minimizem os impactos do descarte desse material no ambiente. A disposição dos RSU em aterros sanitários representa uma das destinações ambientalmente adequadas no contexto brasileiro. Nestes locais a degradação dos resíduos ocorre por meio de um processo anaeróbio que origina uma mistura gasosa denominada biogás, o qual é composto, basicamente, por metano, dióxido de carbono e outros gases em menores concentrações. Estudos realizados em biorreatores têm por objetivo o conhecimento das condições de degradação da matéria orgânica e dos fatores que favorecem ou prejudicam este processo. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi analisar a influência da granulometria do RSU na produção e composição do biogás proveniente de três biorreatores anaeróbios com resíduos diferentes granulometrias (entre 4 e 8 mm) instalados no município de Itanhandu-MG. Para isso, foi realizado o monitoramento da quantidade e composição do biogás proveniente destes biorreatores. Além disso, realizou-se a caracterização físico-química do resíduo no início e fim do experimento. Os resíduos utilizados no enchimento dos biorreatores eram detentores de grande carga orgânica e ao fim do experimento demonstraram que houve degradação do material depositado, entretanto com umidade final abaixo dos valores ideais. A massa total de biogás produzida pelo biorreator de menor granulometria (0,54 kg) foi superior à do biorreator controle (0,51 kg), que por sua vez, foi maior a do biorreator com maior granulometria (0,45 kg). De maneira geral, a redução da granulometria mostrou-se um parâmetro favorável, para as condições do estudo, tanto no aumento do percentual de metano como na quantidade de biogás produzida, que variou de 0,38 a 0,52 m³. Considerando o potencial de geração e o teor ideal de metano no biogás pregados na literatura, os biorreatores não atingiram os resultados esperados, possivelmente pela baixa umidade dos resíduos, evidenciando a importância deste parâmetro para a degradação anaeróbia dos resíduos.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: PEREIRA, Ana Cristina de Oliveira Santos. Análise da produção do biogás proveniente da degradação de resíduos sólidos urbanos (RSU) em função da sua granulometria em biorreatores anaeróbios. 2017. 73 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/838
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_pereira3_2017.pdf1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.