Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/845
Tipo: Dissertação
Título: Estudo da Precipitação no Estado de Minas Gerais-MG.
Autor(es): SILVA, Esmeraldo David da
Abstract: A precipitação é uma das variáveis atmosféricas mais estudadas, pois o conhecimento da sua variabilidade espacial e temporal permite o planejamento das atividades humanas, como o plantio de culturas, disponibilidade para geração de energia elétrica, etc. Com base no exposto, esse trabalho tem como objetivos determinar a precipitação média sazonal no Estado de MG, avaliar a possível influência do fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS) na precipitação sazonal e identificar o início e fim da estação chuvosa em tal Estado, no período de 1990 a 2009. Para isso, serão utilizados dados de 335 postos pluviométricos (PP) do sítio da Agência Nacional de Águas (ANA). Entre os resultados, tem-se que os maiores totais de precipitação em MG ocorrem no verão e os menores no inverno, sendo a região Sul do Estado a mais úmida durante todo o ano. A fase positiva do ENOS (El Niño) não possui influência significativa em MG, enquanto a fase negativa do ENOS (La Niña) tende a reduzir a precipitação no verão, em grande parte do Estado. Em geral, a estação chuvosa em MG inicia entre os dias 13 a 17 de outubro e termina entre os dias 22 a 26 de março.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: SILVA, Esmeraldo David da. Estudo da Precipitação no Estado de Minas Gerais-MG. 2013. 67 f. Dissertação (Mestrado Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/845
Data do documento: 11-Jul-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_silva1_2013.pdf2,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.