Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/848
Tipo: Dissertação
Título: Uso de áreas verdes em Mogi Mirim, SP: diagnósticos de alguns fatores associados.
Autor(es): MARQUES, Valeska Ribeiro
Abstract: As áreas verdes melhoram a qualidade de vida da população, podem diminuir extremos de temperatura, atenuar ruído, reter poeira, aumentar a área permeável urbana, oferecer um espaço agradável para prática de atividade física e o convívio social, entre outros inúmeros benefícios. Trata-se de um espaço que se comporta como um promotor de saúde da população. O objetivo deste trabalho foi o de avaliar quais são os fatores associados ao uso de áreas verdes (AV) no município de Mogi Mirim, estado de São Paulo. Para tanto, foi conduzido um estudo transversal. Foram entrevistados, por amostragem aleatória, 262 indivíduos adultos. A técnica de regressão logística foi aplicada para descrever a associação entre a variável dependente, frequentar AV no mínimo uma vez por semana e o conjunto das variáveis explanatórias. Desse modo, foram calculados os valores das razões de chance (RC) ajustadas. Foi utilizado o programa Epi-info versão 3.5.2 (2010). Dos entrevistados, 47% da amostra frequentam AV, no mínimo uma vez por semana. As variáveis que apresentaram associação positiva significativa com o uso de AV foram: ter cão [RC = 1,88, IC(95%): 1,12 – 3,16] e possuir jardim em casa [RC = 1,79, IC(95%): 1,05 – 3,04]. As variáveis que apresentaram associação negativa significativa foram: ser hipertenso [RC = 0,60, IC(95%): 0,32 – 1,11] e utilizar o ônibus como principal meio de transporte [RC = 0,51, IC(95%): 0,30 – 0,90]. Esta pesquisa explorou e apresentou uma metodologia para avaliação das características socioeconômicas da população e fatores associados com uso das AV. Assim, trata-se de um recurso relevante, pouco encontrado na literatura nacional, que deve ser reproduzido com o fim de estimular esta prática essencial de promoção à saúde.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: MARQUES, Valeska Ribeiro. Uso de áreas verdes em Mogi Mirim, SP: diagnósticos de alguns fatores associados. 2013. 81 f. Dissertação (Mestrado Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/848
Data do documento: 30-Jul-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_marques_2013.pdf2,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.