Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/854
Tipo: Dissertação
Título: Análise da Acurácia da Ferramenta de Altimetria do Laboratório de Agricultura e Floresta.
Autor(es): BATISTA FILHO, João Mauricio
Abstract: O sensoriamento remoto é uma ferramenta de análise espacial de grande aplicabilidade que possibilita a visão sinótica de áreas a serem estudadas, o acompanhamento da evolução temporal e espacial de certos processos, além de outros estudos. Como exemplo desses estudos, na área de topografia, há uma ferramenta disponibilizado pelo LAF (laboratório de agricultura e floresta) do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) para Visualização de Séries Temporais MODIS em Aplicações de Análises de Mudanças de Uso e Cobertura da Terra. Essa ferramenta, além de apresentar os valores do índice de vegetação e precipitação, oferece ao usuário a possibilidade de visualizar a altimetria no entorno de um ponto qualquer da América do Sul. Esta informação, por estar disponível num ambiente de fácil acesso, fez com que esta plataforma se transformasse em fonte de contínuas consultas e aplicações. Porém, assim como os demais produtos de Sensoriamento Remoto, esses dados precisam ser continuamente testados e validados. Neste contexto, buscou-se nesse trabalho, cotejar dados de declividade medidos em campo, a partir do Sistema de Posicionamento Global Diferencial (DGPS) e, através do programa GLOBAL MAPPER, abastecido com dados do projeto TOPODATA do INPE com os perfis estimados através do programa do LAF. Esta comparação possibilitou chegar a um método satisfatório de uso da ferramenta de estimação da declividade do programa do LAF. Com isso, foram feitas várias análises relativas ao posicionamento da grade que sobrepõe o terreno, seu uso em diferentes tipos de relevo, o comportamento no cálculo da declividade do terreno, bem como sua acurácia.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: BATISTA FILHO, João Mauricio. Análise da Acurácia da Ferramenta de Altimetria do Laboratório de Agricultura e Floresta. 2013. 60 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/854
Data do documento: 28-Jun-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_batista_filho_2013.pdf2,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.