Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/855
Tipo: Dissertação
Título: SeReS-EPG: Guia Eletrônico de Programação com Suporte à Recomendação de Conteúdo para o SBTVD.
Autor(es): TAVARES, Cléber Moterani
Abstract: O Guia Eletrônico de Programação (EPG) é uma ferramenta fundamental no ambiente de TV Digital, através do qual o telespectador frequentemente lida com uma quantidade muito grande de programas que estão disponíveis para consumo. Esse volume imenso de conteúdo faz com ele perca um tempo considerável localizando canais e programas que são do seu interesse. Com o intuito de facilitar a vida do usuário de TV, alguns guias oferecem recursos adicionais como a recomendação de conteúdo, mas os mecanismos de recomendação utilizados geralmente empregam abordagens que resultam em recomendações pouco relevantes devido a superespecialização. Considerando o cenário atual de implantação do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), o país ainda não dispõe de um EPG oficial, que funcione sobre a sua plataforma, o middleware Ginga. No sentido de suprir essa demanda, esta dissertação propõe o SeReS-EPG, uma ferramenta desenvolvida para o SBTVD que, além de mostrar a grade de programação dos canais, oferece funcionalidades adicionais e recursos de personalização, como a recomendação de conteúdo, a reserva de programas, a notificação de conteúdo recomendado e reservado, a identificação implícita dos canais e horários preferidos do telespectador e uma interface personalizável. A recomendação de conteúdo é baseada em processamento semântico, o que evita recomendações superespecializadas, e os recursos de personalização são providos por uma arquitetura capaz de receber, interpretar e contextualizar os dados enviados pelos canais de TV.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação
Citação: TAVARES, Cléber Moterani. SeReS-EPG: Guia Eletrônico de Programação com Suporte à Recomendação de Conteúdo para o SBTVD. 2013. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/855
Data do documento: 13-Ago-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_tavares_2013.pdf3,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.