UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/860
Tipo: Dissertação
Título: Algoritmo de roteamento para economia de energia em redes ópticas.
Autor(es): COUTINHO, Rafael Motta
Abstract: O gasto de energia dos equipamentos de uma rede de telecomunicações representa uma parcela significativa de todo o consumo mundial de energia. Um aumento na demanda por energia, além de um alto custo, representa um maior volume de gases poluentes sendo lançados na atmosfera e contribuindo para o aquecimento global. Portanto, este é um problema de caráter político, econômico e social. Este trabalho propõe um novo algoritmo de roteamento e atribuição de comprimentos de onda em redes ópticas backbone, chamado Todo-Verde, que tem por objetivo minimizar o consumo de energia neste tipo de rede. Os resultados foram obtidos através de simulações e comparados a outros algoritmos de roteamento. As simulações foram realizadas com base na rede européia GÉANT2. Assim, os resultados puderam ser comparados a de trabalhos importantes já desenvolvidos na área. Os resultados mostram que com este novo algoritmo é possível alcançar uma economia média de 4% no consumo de energia sobre os algoritmos RWA tradicionais. Comparando-o aos algoritmos de roteamento e atribuição de comprimentos de onda tradicionais, o Todo-Verde teve um consumo aproximadamente três vezes menor que os outros.
Citação: COUTINHO, Rafael Motta. Algoritmo de roteamento para economia de energia em redes ópticas. 2013. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá – 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/860
Data do documento: Ago-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_coutinho_2013.pdf2,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.