Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/867
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento e análise técnica e econômica de um condensador de vapor atmosférico utilizando tecnologias termelétrica e solar fotovoltaica.
Autor(es): OLIVEIRA, Maria Claudia Costa de
Abstract: A busca por novas alternativas para obtenção de água é impulsionada principalmente pelas crescentes preocupações relacionadas à escassez da água potável, por ser este um elemento de importância vital aos seres vivos e presente em quantidade finita no planeta. A aplicação de módulos termelétricos para condensação de água tem caráter inovador, que visa atender uma necessidade, corroborando com a intenção de propor uma solução ambientalmente amigável é sugerida a utilização de energia solar por meio de células fotovoltaicas para suprir a demanda do sistema e torná-lo autossustentável. Ao conjugar o sistema fotovoltaico ao condensador o conjunto passa a ter autonomia energética, aumentando a versatilidade de sua utilização em locais isolados e de difícil acesso às redes de energia elétrica e distribuição de água potável, estas características resumem a contribuição social do projeto. O objetivo principal do presente estudo foi desenvolver e analisar um sistema de produção de água a partir da condensação do vapor atmosférico utilizando módulos termelétricos como fonte de condensação e que seja atendido por energia solar. Durante a execução dos ensaios foi possível constatar que o equipamento exige uma umidade relativa do ar mínima de 50% para que ocorra a condensação. Sua produção média foi de 0,255 L.h-1 e seu consumo energético foi em média de 1,7 kWh. O conjunto pode ser atendido por energia convencional, com custo do condensado próximo a R$ 40 por litro ou pode ser aplicado de maneira autônoma, pelo custo de aproximadamente R$ 104 o litro. A qualidade do condensado está diretamente relacionada à qualidade do ar no local de operação. O experimento foi desenvolvido em Itajubá/MG, e os parâmetros pH, cor, condutividade e coliformes foram satisfatórios quando comparados ao padrão de potabilidade, porém a análise de turbidez se apresentou elevada. De maneira geral o estudo atendeu os objetivos almejados demonstrando viabilidade técnica para a transformação do vapor atmosférico em água líquida.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: OLIVEIRA, Maria Claudia Costa de. Desenvolvimento e análise técnica e econômica de um condensador de vapor atmosférico utilizando tecnologias termelétrica e solar fotovoltaica. 2013. 96 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá – 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/867
Data do documento: 22-Abr-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_oliveira_2013.pdf3,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.