Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/868
Tipo: Dissertação
Título: Análise de produtos tarifários para diferentes tipos de consumidores de baixa tensão.
Autor(es): ZANZINI, Fábio de Castro Ferraz
Abstract: O método adotado neste trabalho se alicerça na investigação de um modelo de tarifas binômias, originalmente projetado para otimizar sistemas de energia elétrica, com mix de geração diversificada. Este modelo de tarifa pode também ser utilizado quando o mix de geração é altamente concentrado sendo que, neste caso, o perfil de carga e de rede assume um papel crucial no estabelecimento de tarifas. Esta abordagem de preços não linear é utilizada na fixação do preço de utilidade pública projetada com o propósito de controlar a demanda de pico e fora de pico. O processo de carga e de rede da caracterização do perfil destina-se a identificar o comportamento de consumo, de modo que é possível identificar os esforços que cada consumidor impõe à rede. No entanto, o elevado nível dos custos de medição se opõe à análise da população de consumidores como um todo, sendo substituída por uma análise de amostras populacionais. Assim, a análise estatística é necessária para análise da eficácia de um produto de nova tarifa. O uso de ferramentas estatísticas, assim como o agrupamento de dados, foi utilizado neste trabalho, sendo que, através do uso da estatística, pode-se modelar o erro do perfil de carga, de modo que a incerteza do comportamento pode ser considerada.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: ZANZINI, Fábio de Castro Ferraz. Análise de produtos tarifários para diferentes tipos de consumidores de baixa tensão. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá – 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/868
Data do documento: 3-Mai-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_zanzini_2013.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.