Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/876
Tipo: Dissertação
Título: Estudo da correlação entre perdas de água e energia para setores do sistema de abastecimento de água da cidade de São Lourenço – MG.
Autor(es): LAMOGLIA, Hellen Antunes
Abstract: Abastecer uma população com água em quantidade e qualidade ideais é uma tarefa nada simples. Com base na complexidade encontrada, na análise e dimensionamento em sistemas de distribuição de água, muitos estudos vêm sendo necessários. Principalmente quando se trata de ampliações do sistema, que são realizadas para o atendimento da população sem, muitas vezes, o cuidado necessário e o planejamento prévio de acordo com as características e comportamento da rede já existente. Outro fator relevante refere-se à obtenção de um sistema eficiente, tanto em relação ao recurso natural quanto econômico. Para a obtenção da eficiência desejada e consequentemente um maior controle do comportamento da rede, ferramentas computacionais estão surgindo com a finalidade de auxiliar os estudos, proporcionando maior rapidez e facilidade na simulação visando à otimização de seu funcionamento. Os modelos de simulação hidráulica permitem, sem que haja interferência sobre a infraestrutura urbana, estudar os sistemas, diagnosticar consequências de ações no manuseio dos componentes, manipular informações e obter dados de maneira rápida e facilitada. Assim, neste trabalho realizou-se a determinação de perdas de água no sistema e consequentemente o custo destes volumes perdidos. Para tal, aplicaram-se indicadores com base nos dados de vazão mínima noturna. Valores dos quais juntos a dados de consumo, valores de perdas e custos de produção de água e bombeamento, possibilitaram a obtenção além do custo unitário, como o volume e custo de perda de água no sistema conduzindo a correlações entre perdas de água e energia em um sistema real de abastecimento da cidade de São Lourenço-MG que pelo seu pequeno porte pode servir de modelo a gerenciamento de dados.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: LAMOGLIA, Hellen Antunes. Estudo da correlação entre perdas de água e energia para setores do sistema de abastecimento de água da cidade de São Lourenço – MG. 2013. 218 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/876
Data do documento: 26-Jul-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_lamoglia_2013.pdf8,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.