Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/885
Tipo: Dissertação
Título: ObCrud: Um Framework para construção dinâmica de Interfaces Gráficas para Persistência de Dados.
Autor(es): PEREIRA, Ivan Paulino
Abstract: As Interfaces do Usuário (User Interfaces - UI) são um dos artefatos mais importantes de um software, muitas vezes o sucesso ou fracasso de um sistema está associado a qualidade da UI. Não obstante, o desenvolvimento das UIs é um processo pesado, que contribui para a baixa produtividade do desenvolvimento de sistemas. Ao longo dos últimos anos diversas pesquisas e ferramentas, baseadas no paradigma da Engenharia Dirigida por Modelo (Model-Driven Engineering - MDE), foram desenvolvidas com o intuito de simplificar e aumentar a produtividade no desenvolvimento de UIs. Apesar dos diversos estudos, as ferramentas, disponíveis atualmente, ainda apresentam algumas limitações ou suporte reduzido para gerar UIs baseadas em contexto de uso, para adicionar novas tarefas e para configurar a aparência e o comportamento da UI. Além dessas limitações, faz-se necessário que as UIs geradas e as ferramentas de automatização possuam boa usabilidade e que os modelos utilizados no desenvolvimento estejam sempre sincronizados com as UIs. Tendo em vista as características e limitações das ferramentas atuais, este trabalho apresenta a implementação do framework ObCrud, que faz uso das abordagens dirigidas por modelo, para automatizar o processo de criação de UIs, em sistemas orientados a negócio. O desenvolvimento do framework buscou implementar as características de qualidade descritas na literatura e as observadas nas diversas ferramentas de automatização avaliadas. Para validar o framework ObCrud, foram realizados experimentos que mostraram que sua produtividade é semelhante as ferramentas de scaffoldings e que as UIs geradas e o próprio framework possuem bons índices de usabilidade. As ideias e as técnicas utilizadas para o desenvolvimento da ObCrud podem contribuir para a evolução e melhoria das ferramentas atuais de geração de UIs CRUD.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação
Citação: PEREIRA, Ivan Paulino. ObCrud: Um Framework para construção dinâmica de Interfaces Gráficas para Persistência de Dados. 2017. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/885
Data do documento: Jul-2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_pereira4_2017.pdf2,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.