Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/896
Tipo: Dissertação
Título: Sistema de Controle Secundário de Tensão baseado em Lógica Fuzzy.
Autor(es): SANTOS, Marcos Vinícius
Abstract: As dimensões dos atuais sistemas elétricos de potência adicionam uma maior complexidade a operação e controle do perfil de tensão dos barramentos do sistema. No caso do Controle Secundário de Tensão, onde o controle efetivo do fluxo de potência reativa é um dos principais objetivos, a dificuldade de operação está intimamente relacionada à coordenação dos elementos de controle diante de condições operativas desfavoráveis, como a perda de capacidade de geração de potência reativa por parte das unidades geradoras e compensadores síncronos. Este conduz o sistema a tensões operativas fora dos limites de tensão pré-estabelecidos. Esta coordenação é, normalmente, gerenciada pelos operadores do sistema elétrico, os quais atuam sobre os elementos de controle com base na análise das informações de telemetria e na experiência adquirida sobre o sistema. Entretanto, diante de cenários muito carregados e com presença de máquinas com geração de potência reativa fora dos limites operativos, a coordenação torna-se uma tarefa complexa. Portanto, este trabalho propõe uma metodologia para o desenvolvimento de um sistema de controle secundário de tensão que obedeça aos critérios operativos de tensão sem prejudicar a margem de estabilidade de tensão. Para tal, utiliza-se a técnica de análise modal aliada a teoria de conjuntos fuzzy para o estabelecimento de um sistema de controle fuzzy. Diferentes cenários de carregamento do sistema são utilizados para a demonstração da atuação do sistema de controle secundário de tensão baseado em lógica fuzzy, os quais evidenciam a coordenação dos elementos de controle e a manutenção da margem de carga do sistema.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: SANTOS, Marcos Vinícius. Sistema de Controle Secundário de Tensão baseado em Lógica Fuzzy. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/896
Data do documento: 14-Mar-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_santos1_2013.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.