Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/907
Tipo: Dissertação
Título: Estudo Experimental do Comportamento Viscoelástico Não Linear de Buchas de Borracha Sob Solicitações Estáticas e Dinâmicas.
Autor(es): SOUZA, Angelo de
Abstract: Os materiais poliméricos passaram a ocupar um lugar de destaque dentre os materiais utilizados na indústria automotiva, devido a razões econômicas e tecnológicas. Em algumas aplicações da indústria automotiva os polímeros são fundamentais em virtude de suas características e propriedades específicas, sendo em alguns casos, um material insubstituível. Os elastômeros são exemplos destes materiais ditos insubstituíveis. Em determinadas aplicações, a característica intrínseca de uma borracha, capaz de suportar grandes deformações reversíveis sobre tensão aplicada, torna um tanto particular sua utilização na indústria automotiva. Uma aplicação típica para as borrachas é em buchas de borracha utilizadas em sistemas de suspensão e que é o objeto de estudo desta dissertação. Apresenta-se um estudo experimental do comportamento mecânico de uma bucha de borracha comercialmente disponível, sob solicitações estáticas e dinâmicas, para os modos de deformação axial, torcional, radial e acoplados modos de deformação axial-torcional. Os resultados indicam o quanto à resposta da bucha de borracha a solicitações estáticas e dinâmicas é dependente da taxa de aplicação da deformação e amplitudes de deformação diferentes. Os resultados indicam também que a resposta mecânica da bucha de borracha para uma solicitação torcional é significativamente afetada pela quantidade de solicitação axial acoplada.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Engenharia de Materiais
Citação: SOUZA, Angelo de. Estudo Experimental do Comportamento Viscoelástico Não Linear de Buchas de Borracha Sob Solicitações Estáticas e Dinâmicas. 2013. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/907
Data do documento: 30-Abr-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_souza1_2013.pdf2,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.