UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/923
Tipo: Dissertação
Título: Influência dos campos elétricos e magnéticos no projeto eletromecânico de subestações de energia elétrica.
Autor(es): ALBURGUETTI, Livia Maria
Abstract: A crescente preocupação com a exposição humana a campos eletromagnéticos originados por equipamentos e redes de alta tensão, ocasionou um avanço nos estudos científicos sobre este tema, a fim de avaliar os riscos à saúde e definir limites de exposição para a população ocupacional e público em geral. Em subestações de energia elétrica esta é uma preocupação devido à alta concentração de condutores e equipamentos energizados. Dessa forma, a partir da Resolução Normativa ANEEL 398 de 25 de março de 2010, buscou-se no Brasil, o desenvolvimento de ferramentas computacionais para o cálculo dos campos elétricos e magnéticos nestas instalações, a fim de posteriormente realizar a comparação com os níveis estabelecidos pela resolução. Dessa forma, este trabalho apresenta o cálculo de campos elétricos e magnéticos em uma subestação de alta tensão isolada a ar do sistema elétrico brasileiro, configuração barra dupla um disjuntor e meio. Com a análise dos resultados obtidos foram levantados os pontos críticos na disposição dos equipamentos correspondentes aos valores máximos de campos elétricos e magnéticos no interior da subestação. A partir disso, foram avaliados alguns fatores que influenciam no nível de campo elétrico e medidas de mitigação. Essas alterações implementadas visam garantir que os níveis de campo elétrico permaneçam dentro dos limites estabelecidos pelas normatizações nacionais e internacionais. Finalmente, uma discussão dos resultados obtidos propõe que o projeto eletromecânico de uma subestação deve ser avaliado sob o ponto de vista dos campos elétricos e magnéticos, a fim de se obter o layout adequado para a subestação, garantindo que os limites permitidos não sejam violados e/ou regiões de elevado nível de campos elétricos e magnéticos sejam evitadas.
Citação: ALBURGUETTI, Livia Maria. Influência dos campos elétricos e magnéticos no projeto eletromecânico de subestações de energia elétrica. 2013. 91 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/923
Data do documento: Jun-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_alburguetti_2013.pdf4.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.