Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/929
Tipo: Dissertação
Título: Monitoramento da rugosidade no processo de torneamento duro utilizando coeficientes Mel-Cepstrais de Sinais Acústicos e Modelos de Misturas de Gaussianas.
Autor(es): FRIGIERI, Edielson Prevato
Abstract: O objetivo deste trabalho é avaliar a emissão de sinais acústicos durante o processo de torneamento do aço ABNT 52100 endurecido e identificar os parâmetros do sinal que sejam capazes de representar a rugosidade resultante da peça. Partindo desses parâmetros, propõe-se um novo método de monitoramento do processo utilizando modelos de misturas de Gaussianas (GMM). A principal característica desta nova abordagem é a utilização do som como meio de monitoramento. Além de apresentar vantagens como a facilidade de aquisição de dados e o baixo custo dos sensores (microfones), ainda é um sinal pouco explorado em técnicas de monitoramento. Para correlacionar a rugosidade resultante do processo de torneamento com os parâmetros do som emitido, técnicas de processamento de sinais digitais foram utilizadas para a extração de parâmetros como perfil de energia e coeficientes mel-cepstrais (MFCC). Estes parâmetros foram utilizados para treinar modelos de misturas de Gaussianas para representar cada grupo de rugosidade identificado. No treinamento dos modelos GMM, foram utilizadas 4 e 8 gaussianas a fim de avaliar o impacto no desempenho do método proposto. Ao apresentar o conjunto de sinais de teste aos modelos treinados, obteve-se uma superioridade nos modelos treinados com MFCC, apresentando uma taxa de acerto média de 94,27%. Já o número de Gaussianas não proporcionou aumento significativo de desempenho. A partir destes resultados, concluiu-se que o sinal acústico (som), através de parâmetros como os coeficientes mel-cepstrais, pode ser utilizado como forma de identificar variações no comportamento do processo, principalmente a rugosidade resultante da peça, o que permite o monitoramento da qualidade do processo de forma não destrutiva.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: FRIGIERI, Edielson Prevato. Monitoramento da rugosidade no processo de torneamento duro utilizando coeficientes Mel-Cepstrais de Sinais Acústicos e Modelos de Misturas de Gaussianas. 2013. 122 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/929
Data do documento: 26-Jun-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_frigieri_2013.pdf2,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.