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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/936
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | SOUZA, Telma Lima de | - |
dc.date.issued | 2017-07 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Telma Lima de. Enem/Sisu: Política Pública de Inclusão e Democratização do Acesso ao Ensino Superior ? 2017. 161 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/936 | - |
dc.description.abstract | O Enem/Sisu é uma política pública de inclusão e democratização do acesso ao ensino superior proposta pelo governo. No entanto, esse programa consiste em um instrumento de classificação baseado no mérito, inserido em um sistema educacional altamente seletivo. Concentra-se na medida do resultado final, sem identificar e resolver a origem dos problemas promotores da exclusão na educação. Por isso, este estudo busca responder o seguinte questionamento: o Enem/Sisu funciona como mecanismo de democratização e inclusão ao ensino superior? Compreender essa problemática é importante para contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas para o aumento das oportunidades educacionais vigentes. A expansão das oportunidades reais amplia a liberdade das pessoas, que são fundamentais para o processo de desenvolvimento. Esta pesquisa apresenta uma abordagem quali-quantitativa, com recorte temporal compreendendo o período entre 2007 a 2016. Os procedimentos de coleta de dados foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Foram coletados dados dos perfis dos inscritos e ingressantes nos processos seletivos convencional, Enem/Sisu e com reserva de vagas de um curso tradicionalmente elitizado. A análise dos dados foi realizada através de análise estatística, utilizando-se a razão de chance de prevalência para calcular a probabilidade de ingresso no ensino superior, em cada modelo de seleção, considerando as variáveis do perfil socioeconômico dos estudantes. O desfecho desta pesquisa revela que o Enem não apresentou eficiência quanto à inclusão e democratização no curso investigado, mesmo associado ao Sisu e após a implantação gradual da reserva de vagas, uma vez que não modificou o perfil dos aprovados e nem aumentou as chances de ingresso dos estudantes provindos das camadas inferiores. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Enem/Sisu: Política Pública de Inclusão e Democratização do Acesso ao Ensino Superior? | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 161 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Enem | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Democratização do ensino | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Inclusão no ensino | pt_BR |
dc.keywords.english | Public Policies | pt_BR |
dc.keywords.english | Education democratization | pt_BR |
dc.keywords.english | Inclusion in education | pt_BR |
dc.orientador.principal | SILVA, Luiz Felipe | - |
dc.orientador.coorientador | RODRIGUES, Rogério | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade | pt_BR |
dc.pg.area | Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade | pt_BR |
dc.date.available | 2017-09-11T12:24:30Z | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-11T12:24:30Z | - |
dc.publisher.department | IRN - Instituto de Recursos Naturais | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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