Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorSOUZA, Telma Lima de-
dc.date.issued2017-07-
dc.identifier.citationSOUZA, Telma Lima de. Enem/Sisu: Política Pública de Inclusão e Democratização do Acesso ao Ensino Superior ? 2017. 161 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/936-
dc.description.abstractO Enem/Sisu é uma política pública de inclusão e democratização do acesso ao ensino superior proposta pelo governo. No entanto, esse programa consiste em um instrumento de classificação baseado no mérito, inserido em um sistema educacional altamente seletivo. Concentra-se na medida do resultado final, sem identificar e resolver a origem dos problemas promotores da exclusão na educação. Por isso, este estudo busca responder o seguinte questionamento: o Enem/Sisu funciona como mecanismo de democratização e inclusão ao ensino superior? Compreender essa problemática é importante para contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas para o aumento das oportunidades educacionais vigentes. A expansão das oportunidades reais amplia a liberdade das pessoas, que são fundamentais para o processo de desenvolvimento. Esta pesquisa apresenta uma abordagem quali-quantitativa, com recorte temporal compreendendo o período entre 2007 a 2016. Os procedimentos de coleta de dados foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Foram coletados dados dos perfis dos inscritos e ingressantes nos processos seletivos convencional, Enem/Sisu e com reserva de vagas de um curso tradicionalmente elitizado. A análise dos dados foi realizada através de análise estatística, utilizando-se a razão de chance de prevalência para calcular a probabilidade de ingresso no ensino superior, em cada modelo de seleção, considerando as variáveis do perfil socioeconômico dos estudantes. O desfecho desta pesquisa revela que o Enem não apresentou eficiência quanto à inclusão e democratização no curso investigado, mesmo associado ao Sisu e após a implantação gradual da reserva de vagas, uma vez que não modificou o perfil dos aprovados e nem aumentou as chances de ingresso dos estudantes provindos das camadas inferiores.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEnem/Sisu: Política Pública de Inclusão e Democratização do Acesso ao Ensino Superior?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages161 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseEnempt_BR
dc.keywords.portuguesePolíticas Públicaspt_BR
dc.keywords.portugueseDemocratização do ensinopt_BR
dc.keywords.portugueseInclusão no ensinopt_BR
dc.keywords.englishPublic Policiespt_BR
dc.keywords.englishEducation democratizationpt_BR
dc.keywords.englishInclusion in educationpt_BR
dc.orientador.principalSILVA, Luiz Felipe-
dc.orientador.coorientadorRODRIGUES, Rogério-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaMestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedadept_BR
dc.pg.areaDesenvolvimento, Tecnologias e Sociedadept_BR
dc.date.available2017-09-11T12:24:30Z-
dc.date.accessioned2017-09-11T12:24:30Z-
dc.publisher.departmentIRN - Instituto de Recursos Naturais-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade-
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