Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/938
Tipo: Dissertação
Título: Estudo da influência do tratamento térmico na Microestrutura da Liga de Bronze – Alumínio Sinterizada.
Autor(es): SILVA, Eduardo Serafim
Abstract: A fabricação de peças com baixo consumo de energia, operações simplificadas, geração mínima de resíduos, além das vantajosas características mecânicas, fazem do material produzido via metalurgia do pó (MP) ótima opção para inúmeros setores industriais, podendo complementar processos convencionais de fundição. O bronze de alumínio produzido via processo convencional necessita de usinagem após o estado bruto de fusão e os resíduos (cavacos) se não forem refundidos, poderão ser descartados gerando problemas ao ambiente e custos à empresa. Tendo em vista o reaproveitamento desses resíduos, este trabalho propõe uma alternativa de reciclagem do material de bronze-alumínio através do processo MP. Com adição do carbeto de vanádio, cavacos de bronze-alumínio foram moídos, em moinho de alta energia, durante 50 horas. Os pós obtidos, foram prensados em prensa uniaxial e isostática de forma a adquirir boa compactação. Os corpos de provas (CPs) foram sinterizados, temperados e submetidos ao tratamento TQ30 (norma ASTM B150/B150M-12). Analisou-se a microestrutura do material, utilizando microscópio óptico e microscópio eletrônico de varredura (MO e MEV). Observou-se também, a densidade e porosidade do material, bem como as características mecânicas de dureza/microdureza e compressão. Os resultados mostraram que a densidade dos CPs via MP alcançou 76% da densidade do material como recebido (CR). A porosidade observada nestes CPs, foi maior para a condição sinterizada (28%) diminuindo em torno de 8% após os tratamentos térmicos. A microestrutura observada nos CPs via MP demonstrou-se semelhante àquelas comumente vistas na literatura, apresentando fases , além das fases secundárias kapa e β’. Os resultados de dureza/ microdureza atingiram valores acima de 185 Vickers (HV). A compressão nos CPs via MP demonstrou resultados de resistência máxima de 450 MPa e deformação de 5% até a fratura. Assim, a aplicação da rota da MP, junto à moagem de alta energia, firma-se como alternativa na produção do bronze de alumínio de alta qualidade e propriedades mecânicas satisfatórias, podendo ainda ser otimizada.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Materiais para Engenharia
Citação: SILVA, Eduardo Serafim. Estudo da influência do tratamento térmico na Microestrutura da Liga de Bronze – Alumínio Sinterizada. 2017. 93 f. Dissertação (Mestrado em Materiais para Engenharia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/938
Data do documento: Ago-2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_silva9_2017.pdf6,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.