Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/939
Tipo: Dissertação
Título: Aprimoramentos da Junção Canalizada aplicada em dados Métricos e Espaciais.
Autor(es): MESQUITA, Renzo Paranaíba
Abstract: Dentre as diversas operações de bancos de dados relacionais disponíveis para especificar consultas de dados, a junção é uma operação que tem sido largamente discutida e estudada na literatura, pois se apresenta como uma das operações que mais consomem tempo de processamento e que mais fazem uso dos conjuntos de dados envolvidos. Desde o surgimento dos bancos de dados relacionais, a junção tem sido extensamente utilizada para resolver diversos tipos de problemas que envolvam conjuntos de dados, sejam eles com relação de ordem total, métricos ou espaciais. No meio dos diversos operadores de junção que foram propostos para lidarem principalmente com dados métricos ou espaciais, uma nova operação de junção denominada Junção Canalizada, que pode ser largamente utilizada na busca por objetos de interesse ao longo de rotas, ainda não foi completamente formalizada e foi pouco explorada pela literatura. O objetivo deste trabalho é formalizar o operador de junção denominado Junção Canalizada por meio do cálculo relacional, e principalmente, explorá-lo mais em detalhes por meio da apresentação de cinco novos algoritmos que visam realizar melhorias sobre ele.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação
Citação: MESQUITA, Renzo Paranaíba. Aprimoramentos da Junção Canalizada aplicada em dados Métricos e Espaciais. 2017. 56 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/939
Data do documento: Jul-2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_mesquita_2017.pdf5,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.