Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/945
Tipo: Dissertação
Título: A Educação a Distância como Ferramenta na Disseminação do Conhecimento em Eficiência Energética: uma análise do Curso de Conservação e Uso Eficiente de Energia – ENERGE.
Autor(es): REIS, Kelly Fernanda dos
Abstract: Para promover a eficiência e o uso racional de energia, é essencial que os profissionais atuantes em temas energéticos estejam capacitados e bem informados. Com esse intuito, foi estabelecida em 2012 entre a ELETROBRAS, no âmbito das ações do PROCEL, e a Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI, parceria para produção de conteúdo na modalidade a distância na área de eficiência energética, intitulado Curso de Conservação e Uso Eficiente de Energia – ENERGE. Apostando no potencial da Educação a Distância para contribuir com a melhoria da formação de alunos de graduação e pós-graduação em engenharia, o curso foi desenvolvido com linguagem e recursos educacionais digitais que integram diversas mídias, apropriados para a Educação a Distância. O curso é composto por 13 disciplinas agrupadas em quatro módulos: Módulo de Conceitos Básicos, Módulo de Sistemas Motrizes, Módulo de Sistemas Térmicos e Módulo de Tópicos Adicionais. Todo o conteúdo do curso foi disponibilizado por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, que permitia o acompanhamento da aprendizagem e execução de trabalhos, por parte dos alunos, bem como a realização das aulas práticas e participação nas atividades síncronas; isto é, interações simultâneas, como Encontro de Abertura e Meetings. A primeira aplicação do ENERGE aconteceu no primeiro semestre de 2013 e, desde então o curso foi aplicado semestralmente, finalizando suas aplicações no primeiro semestre de 2016. Foram contabilizadas seis aplicações do Módulo Básico, oito aplicações do Módulo de Sistemas Motrizes, seis aplicações do Módulo de Sistemas Térmicos e sete aplicações do Módulo de Tópicos Adicionais. Ao final da aplicação do curso, alcançou-se a marca de mais de 1.949 alunos inscritos e 139 instituições de todo o Brasil. O número final de alunos aprovados no ENERGE foi de 961, correspondendo mais da metade do total geral de matriculados. O curso cumpriu o propósito primeiro do PROCEL em Instituições de Ensino Superior disseminando a disciplina “Conservação e Uso Eficiente de Energia”, além de ter relacionado práticas de Eficiência Energética com situações do cotidiano do aluno. Foi possível difundir informações em diversos formatos e por diversas ferramentas da modalidade EAD, além de auxiliar na construção do conhecimento, interatividade e cooperação entre os alunos.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: REIS, Kelly Fernanda dos. A Educação a Distância como Ferramenta na Disseminação do Conhecimento em Eficiência Energética: uma análise do Curso de Conservação e Uso Eficiente de Energia – ENERGE. 2017. 123 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/945
Data do documento: Ago-2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_reis2_2017.pdf2,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.