Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/948
Tipo: Dissertação
Título: Caracterização da borra de tinta desativada gerada pela indústria automotiva.
Autor(es): NOVAES, Lívia Nadur
Abstract: Este trabalho foi desenvolvido em função do grande aumento na geração de borra de tinta no segmento da indústria automotiva. O resíduo gerado nas Cabines de Pintura após a realização do tratamento de água, atualmente, é destinado ao coprocessamento de grandes cimenteiras como forma de combustível em altos fornos. Para que se possa avaliar exatamente o tipo de resíduo que está sendo enviado a outro processo, este trabalho tem o intuito de caracterizar a borra de tinta misturada e desativada entre primer, base coat e verniz e comparar com a borra de tinta desativada somente de Verniz, seja na forma in natura ou após o tratamento térmico. Os resíduos foram submetidos às temperaturas de queima escalonada de 200ºC, 600ºC e 1.000ºC, em um forno elétrico, a fim de verificar a perda de massa em cada uma das etapas, sendo chamado este procedimento de tratamento térmico. As caracterizações foram realizadas por meio das técnicas de análises térmicas por Termogravimetria (TG/DTG), análise mineralógica por Difratometria de Raios X (DRX), análises químicas por Microscopia de Varredura Eletrônica e Sistema de Energia Dispersiva (MEV/EDS), Espectroscopia Vibracional no Infravermelho (FT-IR), Espectroscopia de Absorção Atômica (AAS) e Espectroscopia de Chama, e análise do tamanho das partículas, por meio do ensaio de Granulometria. Algumas caracterizações foram realizadas com os resíduos in natura e outras após o tratamento térmico, dependendo do tipo de caracterização. Como principais resultados, a análise térmica mostrou redução de aproximadamente 95,49% em massa para a primeira amostra e 99,49% para a amostra de verniz desativada, seguido de uma variação não significativa a partir de 533ºC, em função da grande quantidade de umidade, compostos orgânicos voláteis e matéria orgânica presente nas amostras. A caracterização mineralógica por DRX apresentou como principais minerais a rutila (TiO₂), óxido de alumínio (Al₂O₃), quartzo (SiO₂) e lazurita (Na₈.₅₆(Al₆Si₆O₂₄)(SO₄)₁,₅₆S₄₄). A caracterização morfológica por MEV/EDS demonstrou a presença de aglomerados heterogêneos e tamanhos variando entre 2 μm e 300 μm para a amostra de borra de tinta misturada e desativada e 3 e 250 μm para a amostra de verniz desativada. As amostras na forma in natura apresentaram substâncias cancerígenas. Já as borras desativadas, após o tratamento térmico, não apresentaram componentes prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente, podendo ser encapsuladas em diversos tipos de materiais.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Engenharia de Materiais
Citação: NOVAES, Lívia Nadur. Caracterização da borra de tinta desativada gerada pela indústria automotiva. 2016. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/948
Data do documento: Dez-2016
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_novaes_2016.pdf13,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.