Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/958
Tipo: Dissertação
Título: Otimização do fresamento de topo do aço ABNT 1045 utilizando projeto de parâmetro robusto.
Autor(es): BRITO, Tarcísio Gonçalves de
Abstract: O fresamento do aço ABNT 1045 vem ganhando destaque, no meio industrial, nos últimos anos, por permitir que as peças usinadas sejam obtidas com ferramentas de baixo custo. No entanto, visando garantir a qualidade final dos produtos, é importante que o procedimento de usinagem por fresamento seja bem planejado, para que as fresas tenham desgastes amenizados no decorrer do processo, apresentando ao mesmo tempo bons índices de produtividade e ocorrência nula de retrabalho em peças. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo a otimização do fresamento de topo do aço ABNT 1045, utilizando insertos de metal duro revestido de nitreto de titânio (TiN). Buscou-se identificar a combinação ótima dos parâmetros de entrada que foram velocidade de corte (vc), avanço por dente (fz), penetração de trabalho (aₑ) e profundidade de usinagem (ap). As respostas analisadas incluíram os parâmetros de rugosidades Ra e, Rt sob a influência do fluido de corte, como ruído. Para a obtenção dos resultados ótimos, utilizou-se: Metodologia de Superfície de Resposta (MSR) para modelagem das respostas, Erro Quadrático Médio (EQM) para otimização das respostas. Os resultados mostram que os parâmetros analisados foram significativos, sendo que o grau de importância entre eles varia de acordo com as respostas de interesse. A estratégia de ponderação proposta para o Erro Quadrático Médio permitiu alcançar resultados ótimos, apesar da existência de outras inúmeras variáveis de ruído no processo de fresamento de topo. Somente as condições do desgaste da ferramenta, concentração e vazão de fluido foram selecionadas e são responsáveis por gerar parte da variação nas diversas condições de ensaio.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica
Citação: BRITO, Tarcísio Gonçalves de. Otimização do fresamento de topo do aço ABNT 1045 utilizando projeto de parâmetro robusto. 2012. 107 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2012.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/958
Data do documento: 17-Dez-2012
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_brito_2013.pdf2,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.