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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/970
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | FELIX, Raquel Regina de Oliveira Martins | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | FELIX, Raquel Regina de Oliveira Martins. Avaliação de áreas urbanas baseada no Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS). 2017. 115 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/970 | - |
dc.description.abstract | O crescimento desordenado das cidades tem acarretado, em muitos casos, uma série de problemas que implicam no uso e ocupação no meio urbano, afetando diretamente as necessidades de deslocamentos e geração de viagens da população. Os municípios brasileiros de médio porte carecem de estudos que tornam o planejamento urbano mais eficiente afim de nortear o poder público nas escolhas de prioridades, principalmente diante de recursos limitados. No contexto da integração do uso do solo e transportes, há carência no diagnóstico das áreas urbanas subutilizadas, que poderiam ser revitalizadas e utilizadas como alternativas para a melhoria da mobilidade voltada sempre para aumento da qualidade de vida. O objetivo deste trabalho consiste no desenvolvimento de um modelo de priorização de áreas urbanas para projetos integrados de revitalização e mobilidade sustentável, baseado nos princípios do DOTS (Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável). Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória dos fatores que compõem a integração entre uso do solo e transportes para a elaboração do modelo de decisão com abordagem multicritério, seguindo as etapas do método AHP. O desenvolvimento do modelo de decisão se mostrou bastante complexo por envolver diversas áreas do conhecimento, tornando o problema interdisciplinar. O modelo foi estruturado a partir da definição e hierarquização dos critérios relevantes na identificação de áreas para receber melhorias, baseada nos princípios do DOTS. A ponderação dos critérios decorreu dos julgamentos de importância, avaliada através da matriz de comparação par a par dos critérios por uma equipe de especialistas e gestores municipais. O modelo abrange dois grupos de critérios “Questões Sócio-Estruturais” e “Questões Ambientais”. O primeiro grupo considerou as questões de adensamento, densidade populacional, diversidade de uso e ocupação do solo, segurança e o acesso aos transportes sustentáveis. Já o segundo grupo avaliou as condições do relevo e a qualidade do ar e ruído, condições que proporcionam conforto ambiental e interferem diretamente na opção dos usuários pelos transportes sustentáveis. O modelo foi aplicado e validado nas áreas limítrofes ao Rio Sapucaí em Itajubá-MG. A base de dados foi montada no SIG a partir da coleta de dados a campo e na literatura. Os critérios foram normalizados com a aplicação de Funções Fuzzy e agregados a partir da Combinação Linear Ponderada em ambiente SIG. Diante da agregação ponderada e hierarquizada dos critérios, gerou-se o Índice Global de Prioridades que apontou trechos contínuos na região central da área de estudo, como locais prioritários a receber projetos integrados de revitalização e mobilidade urbana. Constatou-se a coerência dos resultados, uma vez que se verificou em campo os princípios do DOTS, destacando a atribuição da maior relevância para as “Questões Sócio -Territoriais”. O desempenho dos critérios no ambiente SIG se apresentou satisfatória possibilitando, aos especialistas e gestores públicos, tanto a compreensão individual de cada critério que integra o modelo, quanto o entendimento das combinações dos critérios para priorização de áreas no entorno do rio. Com base nos resultados, observa-se a viabilidade de incorporar os conceitos de sustentabilidade na gestão e planejamento urbano, através de critérios que descrevem a realidade das médias cidades brasileiras, principalmente no que tange as atividades exercidas no uso do solo e a integração com os projetos para os transportes. O modelo pode servir como uma ferramenta auxiliando os tomadores de decisão à justificar investimentos em áreas prioritárias para receber projetos de revitalização e mobilidade sustentável diante a inconveniente limitação de recursos, visando sempre melhorias na qualidade de vida da população. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Avaliação de áreas urbanas baseada no Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS). | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 115 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Uso do solo | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Transportes | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Mobilidade Urbana Sustentável | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Análise de Decisão Multicritério | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Sistema de Informação Geográfica | pt_BR |
dc.keywords.english | Land Use | pt_BR |
dc.keywords.english | Transport | pt_BR |
dc.keywords.english | Sustainable Urban Mobility | pt_BR |
dc.keywords.english | Multicriteria Decision Analysis | pt_BR |
dc.keywords.english | Geographic Information System | pt_BR |
dc.orientador.principal | LIMA, Josiane Palma | - |
dc.orientador.coorientador | RIONDET-COSTA, Daniela Rocha Teixeira | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade | pt_BR |
dc.pg.area | Desenvolvimento e Sociedade | pt_BR |
dc.date.available | 2017-09-29T21:55:00Z | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-29T21:55:00Z | - |
dc.publisher.department | IRN - Instituto de Recursos Naturais | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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