Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/984
Tipo: Dissertação
Título: Coordenadas renormalizadas: o formalismo dos operadores de criação e aniquilação.
Autor(es): SILVA, Paulo Henrique Teixeira da
Abstract: Neste trabalho, estudamos o conceito de coordenadas vestidas e estados vestidos, inicialmente introduzido em [1], em que foi possível tratar de forma exata diversos processos radioativos associados a um sistema átomo-campo eletromagnético aproximado por um oscilador harmônico interagindo linearmente com um campo escalar sem massa, ambos confinados em uma cavidade esférica. Para recuperarmos o caso livre, consideramos o raio da cavidade arbitrariamente grande. Após revisarmos o método polinomial, empregado em trabalhos precursores para se calcular os processos radioativos, mencionamos algumas dificuldades associadas aos métodos matemáticos utilizados nos cálculos das taxas de transições do sistema. Assim, como uma forma de contornar estas dificuldades, introduzimos um novo formalismo, ainda dentro do contexto de coordenadas vestidas e estados vestidos, baseado em operadores de criação e de aniquilação vestidos, que reduzem substancialmente tais complicações matemáticas. Como uma forma de demonstração para as vantagens apresentadas neste novo método, recuperamos diversos casos físicos associados aos processos radioativos já calculados nos trabalhos precursores presentes na literatura. E, como uma maneira de estender este mecanismo em termos de operadores de criação e de aniquilação vestidos, calculamos uma nova probabilidade de transição, associada a um processo de espalhamento “fóton-átomo” mais decaimento induzido. Finalizamos com algumas sugestões de aplicabilidade desta nova probabilidade em recentes resultados apresentados na literatura.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Matemática
Citação: SILVA, Paulo Henrique Teixeira da. Coordenadas renormalizadas: o formalismo dos operadores de criação e aniquilação. 2013. 66 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/984
Data do documento: 26-Abr-2013
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_silva10_2013.pdf790,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.