Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/991
Tipo: Dissertação
Título: Como as ondas geradas pelo vento e as características da vegetação ciliar influenciam erosões em margens de reservatórios: Uhe porto colômbia, um estudo de caso.
Autor(es): D’ARMADA, Júlio César Ribeiro
Abstract: A geração de energia por aproveitamentos hidrelétricos, apesar de ser uma matriz considerada limpa e renovável, apresenta seus maiores impactos durante a implantação do empreendimento e, sobretudo, de seus reservatórios artificiais. Passados os efeitos e atenções principais da época da construção das usinas, ao longo dos anos de operação, os reservatórios continuam como potenciais geradores de impacto ambiental. Fica evidente a importância do tema sabendo que, no Brasil, a extensão das orlas de seus reservatórios é muito superior a sua costa oceânica. No presente trabalho destacam-se aspectos pertinentes aos temas “Reservatórios” e “Meio Ambiente”, explorando a correlação entre as características físicas e operacionais do reservatório da UHE Porto Colômbia, as condições do vento predominante na região, os efeitos erosivos em suas margens e as características da vegetação ciliar. Para tanto, buscou-se contribuições junto à literatura especializada e a memória técnica do empreendimento, que serviram de referencial teórico e orientaram a formulação das hipóteses para o estudo. Com o alicerce teórico e os dados técnicos levantados, o estudo apontou teoricamente a susceptibilidade aos processos erosivos para as regiões da orla do reservatório, pela influência das ondas formadas pelo vento. Completando o trabalho, buscou-se a validação das hipóteses, quando os resultados do modelo teórico foram confrontados com os levantamentos de campo, que investigaram a evolução dos processos erosivos e demais características das margens, em especial quanto à ocupação da orla e a manutenção da vegetação ciliar, após mais de três décadas de operação do reservatório. Destaca-se também que esse estudo está imbuído de um significado maior, propondo ações proativas para a identificação e o tratamento preventivo dos impactos ambientais, onde a preservação das margens dos reservatórios é concebida como pré-requisito para a viabilidade de um projeto de central hidrelétrica.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: D’ARMADA, Júlio César Ribeiro. Como as ondas geradas pelo vento e as características da vegetação ciliar influenciam erosões em margens de reservatórios: Uhe porto colômbia, um estudo de caso. 2012. 77 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2012.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/991
Data do documento: 17-Dez-2012
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_d'armada_2012.pdf7,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.