Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
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dc.creatorLOPES, Harlenn dos Santos-
dc.date.issued2017-10-
dc.identifier.citationLOPES, Harlenn dos Santos. Análise do Escoamento da Soja brasileira através da Simulação a Eventos Discretos. 2017. 172 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/992-
dc.description.abstractO Brasil, desde o ano de 2013 é o maior exportador de soja em grão do mundo. Em 2016, o Brasil exportou 51,58 milhões de toneladas de soja em grão. Este valor corresponde a aproximadamente 40% da quantidade mundialmente exportada. Mesmo possuindo menores custos de produção, a competitividade da soja brasileira decai no momento que o produto entra na rede logística brasileira, com as dificuldades de escoamento da produção. Este trabalho tem como objetivo apresentar a construção e aplicação de um projeto de simulação para auxiliar as decisões estratégicas da logística de escoamento da soja brasileira por meio da simulação a eventos discretos. Sua contribuição científica encontra-se na utilização, para auxílio à decisão, da simulação a eventos discretos aplicada a um sistema logístico com o nível de abrangência estudado e a quantidade de variáveis inter-relacionadas. Para o estudo, o Brasil foi dividido em 19 regiões produtoras, de acordo com sua produção de soja, a partir de um nível mínimo em microrregiões. Estas regiões são as origens do sistema. Para cada origem, foram compostas 20 rotas de Norte a Sul do país, destinadas aos atuais portos exportadores de soja, pelos principais eixos de transporte, construídos e projetados. O processo decisório é baseado nos custos das rotas e disponibilidade dos portos. Os destinos finais são os portos de Xangai e Hamburgo. O modelo foi validado e representa adequadamente o sistema estudado. 39 cenários foram simulados para o sistema, sendo 13 cenários com projeções para os anos de 2015, 2017 e 2026. As simulações foram realizadas para um ano e o modelo implementado no software Promodel®. São realizadas análises operacionais da configuração logísticas e análises comparativas baseadas em custos reais. Ao final das simulações, verificou-se que os cenários 1, 2, 6 e 7 são as alternativas que melhor reduzem os custos logísticos do sistema estudado e que as ferrovias que levam aos portos de São Francisco do Sul e Ilo (F2 e F4, respectivamente) não são atrativas no contexto analisado. O cenário 1 propõe um rearranjo da logística da soja brasileira com as alternativas existentes. Os cenários 2, 6 e 7 direcionam a decisão para o investimento na Hidrovia Araguaia-Tocantins (HAT) e em ferrovias ligando as cidades de Maringá e Cruz Alta aos Portos de Paranaguá e Rio Grande, F1 e F3, respectivamente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAnálise do Escoamento da Soja brasileira através da Simulação a Eventos Discretos.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages172 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseLogísticapt_BR
dc.keywords.portugueseSojapt_BR
dc.keywords.portugueseSimulação a Eventos Discretospt_BR
dc.keywords.portugueseSistemas logísticos de grande portept_BR
dc.keywords.englishLogisticspt_BR
dc.keywords.englishSoybeanpt_BR
dc.keywords.englishDiscrete Event Simulationpt_BR
dc.keywords.englishLarge logistics systemspt_BR
dc.orientador.principalLIMA, Renato da Silva-
dc.orientador.coorientadorLEAL, Fabiano-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia de Produçãopt_BR
dc.pg.areaEngenharia de Produçãopt_BR
dc.date.available2017-11-07T12:55:56Z-
dc.date.accessioned2017-11-07T12:55:56Z-
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia de Produção-
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