Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1009
Tipo: Dissertação
Título: Quantificação de incertezas não paramétricas em modelos estruturais dinâmicos
Autor(es): JUSTINO, Luciana Bernardo
Abstract: Incertezas são inevitáveis em projetos de engenharia e, nesta dissertação, um procedimento detalhado é apresentado para a quantificação das incertezas epistêmicas, também denominadas incertezas de modelo ou não paramétricas, em modelos estruturais dinâmicos amortecidos com graus de liberdade. Tais incertezas ocorrem devido à falta de conhecimento do sistema em estudo e podem ser quantificadas por meio da abordagem não paramétrica, a mais adequada para este tipo de problema estocástico que se caracteriza por ser uma função temporal que varia aleatoriamente. A primeira fase de desenvolvimento é a modelagem estocástica que envolve a obtenção da função densidade de probabilidade para as matrizes aleatórias de um sistema linear dinâmico com graus de liberdade. Tal desenvolvimento conta com a aplicação da teoria da matriz aleatória e do método da máxima entropia e consiste na resolução de um problema de otimização em que ocorre a maximização da incerteza sujeita às informações disponíveis. Posteriormente, a fase de simulação estocástica, baseada no processo de simulação de Monte Carlo, é realizada obtendo-se assim as respostas a serem comparadas com resultados experimentais realizados para uma viga com condições de contorno fixa-livre. Estudos relacionados às simulações e aos experimentos são conduzidos de maneira que seja possível a verificação da influência do parâmetro de dispersão na quantificação das incertezas de modelo e a importância em se determiná-lo corretamente. Contudo, espera-se que a quantificação destas incertezas aumente o grau de confiabilidade dos modelos estruturais dinâmicos.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica
Citação: JUSTINO, Luciana Bernardo. Quantificação de incertezas não paramétricas em modelos estruturais dinâmicos. 2012. 149 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2012.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1009
Data do documento: 1-Nov-2012
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_justino_2012.pdf2,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.