Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1010
Tipo: Dissertação
Título: Sistema Integrado de Gestão Energética do câmpus José Rodrigues Seabra.
Autor(es): CARMELITO, Bruno Eduardo
Abstract: O trabalho propõe a implantação de um sistema integrado de gestão energética para a UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá), câmpus José Rodrigues Seabra que possa trabalhar com todos os dados gerados dentro da instituição. A utilização de softwares e hardwares que integram a pirâmide da automação, em especial às camadas PIMS (Plant Information Management System) e SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition), compõem o sistema. O sistema é composto por medidores de energia, sistemas fotovoltaicos, softwares de controle e supervisão. Os softwares comerciais utilizados no trabalho foram o Elipse Power na camada SCADA, o software PI System na camada PIMS, e o software Power BI na camada ERP (Enterprise Resource Planning). Através de todo o sistema foram realizadas análises de indicadores que classificam e caracterizam a instalação a partir das questões técnicas, apontando a eficiência do uso da energia elétrica. O sistema proposto obteve resultados de armazenamento de grande quantidade e diversidade de dados, consultas em tempo real, análises e correlação de diversos tipos de dados para geração de relatórios e estudos futuros, bem como a tomada de decisões estratégicas por parte da instituição.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: CARMELITO, Bruno Eduardo. Sistema Integrado de Gestão Energética do câmpus José Rodrigues Seabra. 2017. 106 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1010
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_carmelito_2017.pdf13,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.