Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1021
Tipo: Tese
Título: Método NBI-EQMM com restrições multivariadas para otimização do processo de Torneamento Duro.
Autor(es): COSTA, Danielle Martins Duarte
Abstract: Esta tese apresenta o desenvolvimento e a avaliação do método NBI-EQMM com restrições multivariadas para problemas de otimização multiobjetivo não-linear de larga escala, com funções objetivo e restrições correlacionadas. No método, a seleção das funções que integram cada grupo é realizada aplicando-se a Análise Hierárquica de Cluster (AHC) assistida por uma matriz de distâncias. Para testar a adequação da proposta, um arranjo composto central (CCD) com 3 variáveis de entrada (x) e 22 respostas (Y) foi desenvolvido com vistas a otimizar o processo de torneamento do aço endurecido ABNT H13, usinado com as ferramentas Wiper PCBN 7025AWG, CC 6050WG e CC 650WG. As 22 superfícies de resposta foram definidas para que o problema pudesse contemplar cinco dimensões de um processo real, em escala industrial: qualidade, custo, produtividade, viabilidade econômica e financeira e sustentabilidade. Os resultados obtidos indicam que o método NBI-EQMM com restrições multivariadas de igualdade e desigualdade contribuiu para a formação de fronteiras equiespaçadas e sem inversão dos sinais de correlação das respostas originais, conduzindo todas as respostas para valores próximos aos seus alvos, sem desrespeitar as restrições multivariadas pré-estabelecidas. Foi observado que a inclusão das restrições multivariadas para o cálculo da matriz Payoff permite o reescalonamento da fronteira de Pareto, aproximando as soluções ótimas obtidas de seus ótimos individuais, evitando que soluções Pareto-ótimo fora da região de solução viável sejam obtidas. Observou-se ainda que, quando os eixos da fronteira de Pareto são formados por respostas positivamente correlacionadas e com o mesmo sentido de otimização ou negativamente correlacionadas e com o sentido de otimização diferente, o método NBI bivariado falha, corroborando, portanto, a necessidade de aplicação do método NBI-EQMM proposto. Considerando que um importante fator para a competitividade das organizações é a fabricação de produtos em grande escala, com custo mínimo e aliada a padrões de qualidade compatíveis aos exigidos pelos clientes, pode-se dizer que a ferramenta CC 6050WG conseguiu atender, simultaneamente, a todas essas características, sendo, portanto, considerada a mais eficiente entre as ferramentas analisadas nesta Tese.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia de Produção
Citação: COSTA, Danielle Martins Duarte. Método NBI-EQMM com restrições multivariadas para otimização do processo de Torneamento Duro. 2017. 239 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1021
Data do documento: Set-2017
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_costa_2017.pdf3,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.