Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1023
Tipo: Tese
Título: Dendrissomas Magnéticos com Propriedades Teranósticas.
Autor(es): CASTRO, Vinícius Fortes de
Abstract: A nanotecnologia, associada a agentes antiinflamatórios não esteroidais (AINES) e nanopartículas magnéticas (NPM) parece ser uma alternativa promissora para a melhora da efetividade dos fármacos antineoplásicos atualmente utilizados em oncologia. Neste contexto, este trabalho apresenta os resultados dos estudos físico-químico e biológico de magneto-dendrissoma de poliglicerol (MDS) para aplicações multimodais na terapia clínica e diagnóstica do câncer. O sistema transportador de NPM e AINES selecionado para esse estudo foi o dendrissoma magnético (DDM) de poliglicerol arborescente (PGA). Utilizando a técnica de dispersão molecular e redução in situ de íons metálicos coordenados, nanopartículas magnéticas (NPM) de YFeAl foram encapsulada pelo PGA juntamente com o celecoxibe (CXB), um AINES com propriedade antitumoral. A fim de se modular a biodistribuição nas células tumorais para a terapia clínica multimodal, o sistema PGA-YFeAl/CXB foi marcado com o fluoróforo cianina 5 (CY5) e encapsulado em lipossomas utilizando um dispositivo de microfluídica. O dendrissoma magnético obtido (DDM) e seu precursor (PGA-YFeAl) foram caracterizados por técnicas espectroscópicas (Mössbauer e vibracional-FTIR), térmicas (análise termogravimétrica-TGA, calorimetria exploratória diferencial-DSC), microscópicas (microscopia eletrônica de varredura-MEV, microscopia eletrônica de transmissão-MET e microscopia de fluorescência) e mapeamento térmico por infravermelho. A microscopia MEV evidenciou a obtenção de nanopartículas do híbrido PGA-YFeAl com morfologia esférica e distribuição de tamanho médio entre 50 e 70 nm. A espectroscopia EDS evidenciou uma distribuição homogênea dos elementos Y, Fe e Al no híbrido YFeAl e a espectroscopia FTIR indicou a presença de PGA na superfície das nanopartículas de YFeAl. Os resultados da espectroscopia Mössbauer permitem inferir que o sistema PGA-YFeAl possui elevada fração de nanopartículas superparamagnéticas. A imagem infravermelha das nanopartículas excitadas por campo magnético oscilante indica que os DDM´s preparados possuem características térmicas promissoras para aplicação na hipertemia magnética. Os ensaios de citotoxidade indicaram que o DDM possui propriedades de biocompatibilidade adequadas para utilização in vivo. O perfil de liberação do CXB dos DDM´s mostrou-se modulável através do enrijecimento das lamelas do dendrissoma. Os resultados da caracterização físico-química e biológica indicam que os DDM´s obtidos nesse trabalho podem ser considerados como um sistema modelo com potencial aplicação na medicina teranóstica.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Materiais para Engenharia
Citação: CASTRO, Vinícius Fortes de. Dendrissomas Magnéticos com Propriedades Teranósticas. 2016. 240 f. Tese (Doutorado em Materiais para Engenharia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1023
Data do documento: 12-Dez-2016
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_castro_2016.pdf4,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.