UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1028
Tipo: Tese
Título: Aplicação de técnicas de Big Data à Previsão da Carga Elétrica.
Autor(es): COSTA, Cláudio Inácio de Almeida
Abstract: Com o avanço das telecomunicações e com o barateamento dos dispositivos de medição, os sistemas elétricos de potência passaram a gerar um enorme volume de dados. Estes chegam aos centros de operação com diferentes frequências, desde alguns minutos para o estado de disjuntores, até alguns milissegundos para medidas de tensão e corrente durante transitórios. O desafio atual é tornar estes dados disponíveis de forma simples e eficiente aos operadores. O objetivo é transformar a avalanche de dados em informações úteis ao processo de decisão. Neste sentido, várias técnicas de mineração de dados foram desenvolvidas. Recentemente, as técnicas de Big Data possibilitaram a manipulação de grandes bases de dados e a elaboração de modelos baseados em aprendizado de máquina e inteligência artificial. Este trabalho apresenta a aplicação das técnicas de Big Data ao problema de previsão de carga. Bons modelos de previsão são fundamentais para o planejamento, operação e manutenção dos sistemas elétricos. Diversos fatores podem influenciar o comportamento futuro da carga, não necessariamente em intervalos regulares, ou da mesma forma, para os diversos horizontes de previsão. Dentre as diversas técnicas de Big Data disponíveis, foi escolhida a modelagem por Florestas Aleatórias (Random Forests). Esta técnica permite tratar grandes bases de dados, formadas tanto por atributos numéricos como categóricos, além de serem bastante robustas quanto à presença de dados faltosos, inconsistentes e com ruído. Seu algoritmo de aprendizado é rápido e gera modelos precisos e de fácil aplicação. Este trabalho propõe também alterações na técnica de Florestas Aleatórias para a previsão de carga. Estas alterações foram aplicadas com sucesso a um conjunto de dados de uma concessionária brasileira obtendo-se bons resultados sem nenhuma intervenção humana. Por exemplo, a carga média no horizonte de até um ano à frente, importante para a contratação da energia pela concessionária, foi prevista com erro da ordem de décimos de porcentagem.
Citação: COSTA, Cláudio Inácio de Almeida. Aplicação de técnicas de Big Data à Previsão da Carga Elétrica. 2017. 164 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1028
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_costa1_2017.pdf3.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.