Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1039
Tipo: | Dissertação |
Título: | Estado da arte sobre formação de professores em eventos: Perfil dos pesquisadores e perspectivas teóricas para o ensino de Física. |
Autor(es): | RIBEIRO, Daiane Aparecida |
Abstract: | Nesta investigação são mostrados os resultados do levantamento do perfil dos pesquisadores e a caracterização dos trabalhos que apresentaram pesquisas na linha temática “Formação de Professores de Física” no Encontro Pesquisa em Ensino de Física, entre os anos de 2006 a 2014. O objetivo principal desta pesquisa é fazer um mapeamento, procurando descrever, na primeira etapa: instituição origem e a formação (inicial e de pós-graduação) de seus autores e, na segunda etapa: aspectos metodológicos e tendência das pesquisas. O trabalho realizado é de caráter bibliográfico e os dados obtidos foram categorizados em tabelas de análise e agrupados por familiaridades. Nesse processo de categorização evidenciamos a grande maioria das pesquisas exclui a possibilidade de se embasar em referenciais teóricos e, uma parcela dessas pesquisas apresentam propostas para futuras investigações. Com relação ao perfil dos autores, alguns não têm formação específica na área do evento, sendo possível concluir que os trabalhos sobre formação de professores no período analisado são principalmente oriundos de autores com formação nas áreas de Educação e Ensino de Ciências, com título de Doutor e Mestre. Além disso, também verificou-se que a maioria dos trabalhos apresentados são proveniente de instituições de ensino das regiões Sul e Sudeste. |
metadata.dc.publisher.department: | IFQ - Instituto de Física e Química |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
Citação: | RIBEIRO, Daiane Aparecida. Estado da arte sobre formação de professores em eventos: Perfil dos pesquisadores e perspectivas teóricas para o ensino de Física. 2017. 148 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. |
URI: | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1039 |
Data do documento: | Jun-2017 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_ribeiro3_2017.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.