Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1041
Tipo: Dissertação
Título: Distribuição de solos em Catenas e Mapeamento Pedológico de Sub-Bacia hidrográfica piloto na região de Itajubá-MG.
Autor(es): LIMA, Olivia de
Abstract: O presente trabalho teve por objetivo caracterizar e classificar perfis de solos dispostos em catenas, assim como mapeá-los na sub-bacia hidrográfica do ribeirão José Pereira. A sub-bacia localiza-se no município de Itajubá/MG, com uma área aproximada de 40 km², ocupando cerca de 14% do município, e abriga um dos mais importantes remanescentes florestais de Mata Atlântica da região, a Reserva Biológica Serra dos Toledos, além de extensas áreas de pastagens, algumas culturas agrícolas e núcleo urbano. Como a sub-bacia possui diferenças significativas em seu relevo, esta foi dividida em três compartimentos topomorfológicos: superior, médio e baixo, diferenciados em função de contatos entre granitóides e zonas de cisalhamento, além da configuração das curvas de nível. Oito catenas distribuídas nos três compartimentos topomorfológicos foram estudadas. Os perfis de solos foram selecionados do topo ao sopé das catenas, com um total de 31. Metade das catenas apresenta uma distribuição de solos que contempla solos jovens no topo, como Cambissolos; Argissolos no terço superior; diferentes classes no terço inferior, variando com a condição de relevo de cada catena; e Gleissolos nas baixadas. Na outra metade das catenas predomina a classe dos Argissolos em toda a distribuição. Algumas classes de solos identificadas em campo não foram contempladas diretamente na legenda do mapa de solos, mas foram consideradas como inclusão nas unidades de mapeamento. De acordo com o mapa de solos gerado, os Cambissolos Háplicos ocupam 26% da sub-bacia, estando sob relevo montanhoso; os Latossolos Vermelho e Vermelho-Amarelo, 6% da área, predominando no relevo plano-ondulado; os Gleissolos Háplicos 7%, estando nas baixadas, em relevo plano e nos sopés das encostas; e as classes dos Argissolos Vermelho e Vermelho-Amarelos foram as predominantes, distribuídas por quase 50% da sub-bacia, ocupando o relevo ondulado e forte ondulado. Em 40% dos Argissolos foi encontrado, abaixo do horizonte Bt, um horizonte Bw, indicando que os antigos Latossolos que dominavam a paisagem foram recobertos por materiais mais novos, das partes mais elevadas enquadrando-se tais solos como Argissolos latossólicos.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: LIMA, Olivia de. Distribuição de solos em Catenas e Mapeamento Pedológico de Sub-Bacia hidrográfica piloto na região de Itajubá-MG. 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2012.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1041
Data do documento: 5-Out-2012
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_lima1_2012.pdf7,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.