Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1049
Tipo: Dissertação
Título: Aplicação de Processos Fenton e Foto-Fenton para Tratamento de Fluente proveniente do despolpamento de café via úmida.
Autor(es): MORAES, Renan Gaspar Magalhães
Abstract: A cultura de café apresenta papel importante no cenário econômico do Brasil. Por outro lado, quando há a utilização do processo de despolpa por via úmida, o efluente gerado, de 3 a 4 litros por kg de fruto processado, possui grande potencial poluidor, sobretudo devido à elevada carga orgânica, que quando dispostos in natura em cursos d’ água ou no solo, pode trazer consideráveis implicações ambientais à qualidade destes, assim como causar degradação ou destruição da fauna e flora. Após várias análises chegou-se a conclusão de que a quantidade ideal entre FeSO₄.7H₂O e H₂O₂ para degradação da matéria orgânica contida nas amostras de ARC são 7,2x10⁻² mol.L⁻¹ de sulfato de ferro heptahidratado e 5,3x10⁻¹ mol.L⁻¹ de peróxido de hidrogênio. Todos os processos de tratamento analisados tiveram elevada eficiência para a remoção de carga poluidora do efluente, sendo o tratamento com foto-Fenton, dos efluentes provenientes dos dois tipos de cultura analisados (Cultura Orgânica e Convencioal), mais eficiente que o tratamento com Fenton. No processo foto-Fenton,se observou, após 2 horas de reação sob luz solar, uma remoção de DBO, DQO e COT da ordem de 100, 98 e 88% respectivamente. Com relação à toxicidade, avaliada após tratamento com foto-Fenton e após o tratamento com o reator anaeróbico de fluxo ascendente (UASB ou RAFA), verificou-se que após o tratamento com o UASB aumentou-se a toxidade do efluente e que não há diferença significativa entre as toxicidades das amostras bruta e após o tratamento com foto-Fenton.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: MORAES, Renan Gaspar Magalhães. Aplicação de Processos Fenton e Foto-Fenton para Tratamento de Fluente proveniente do despolpamento de café via úmida. 2012. 63 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2012.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1049
Data do documento: 29-Out-2012
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_moraes_2012.pdf2,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.