Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1077
Tipo: Dissertação
Título: Formação política na formação de professores: O caso das Licenciaturas em Matemática e Ciências de uma Universidade Pública Brasileira.
Autor(es): CRUZ, Francine Fernandes
Abstract: O presente trabalho teve o objetivo de analisar a formação política proposta aos alunos, dentro de um cenário voltado para os cursos de licenciatura em matemática e ciências de uma universidade pública brasileira, buscando compreender o sentido e a importância dessa formação para os professores formadores. Buscamos identificar essa formação, através dos discursos de professores formadores, ressaltando que os documentos oficiais também contribuíram para a análise. Dialogamos com referenciais teóricos apoiados, principalmente, no materialismo histórico; e o percurso metodológico se deu pela hermenêutica, que nos levou à identificação de antinomias presentes na formação docente, que carecem ser superadas, a fim de se garantir um conjunto de ações, cada vez mais dinâmicas, voltadas para a formação política engendrada ao trabalho pedagógico-formativo dos cursos de licenciatura analisados. Através desta pesquisa, foi possível apontar o valor de uma formação política na formação de professores. Amparada na vertente freireana, a pesquisa lança novas reflexões que atravessam positivamente a temática na perspectiva de uma docência cada vez mais cidadã.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Citação: CRUZ, Francine Fernandes. Formação política na formação de professores: O caso das Licenciaturas em Matemática e Ciências de uma Universidade Pública Brasileira. 2017. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1077
Data do documento: Dez-2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_cruz_2017.pdf3,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.