UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1088
Tipo: Tese
Título: Método de Análise Exergética no Processamento Primário de Petróleo
Autor(es): PAIVA, Túlio André
Abstract: O presente trabalho visou o desenvolvimento um método de análise exergética para plantas de processamento primário de petróleo. A análise exergética se apresenta como uma ferramenta eficaz em relação aos conceitos de termodinâmica, econômicos, ambientais para os processos termodinâmicos reais. O diferencial apresentado por este tipo de análise está no tratamento em relação às formas tradicionais da análise energética comumente utilizada, onde foram consideradas as gerações de entropias, as irreversibilidades que estão associadas aos processos termodinâmicos como um todo nos casos reais. As ocorrências de irreversibilidades restringem a disponibilidade (energia) real de transformação da energia em um determinado processo onde em dois diferentes sistemas avaliados podem apresentar a mesma quantidade de energia interna, porém com diferentes graus de entropia, que estão diretamente ligados aos diferentes processos de transformações aos quais foram submetidos. A análise energética proposta neste trabalho considerou duas plantas de processamento primário de petróleo primário sendo avaliado o quanto as irreversibilidades associadas aos processos de separação das fases afetam o resultado final. Conclui-se que os comportamentos exergéticos das duas plantas foram semelhantes dadas às diferenças entre os petróleos produzidos, apontando o acréscimo de irreversibilidade associado ao aumento de água produzida nas duas plantas de processamento primário de petróleo. As análises energéticas realizadas neste trabalho e a demonstração da metodologia aplicada no estudo do processamento primário de petróleo trazem como contribuição na utilização da Segunda Lei da Termodinâmica a abordagem dos diferentes constituintes do petróleo, tipo de petróleos além da diferenciação dos componentes em líquidos e gasosos.
Citação: PAIVA, Túlio André. Método de Análise Exergética no Processamento Primário de Petróleo. 2017. 184 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1088
Data do documento: Out-2017
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_paiva_2017.pdf3.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.