Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1094
Tipo: Dissertação
Título: Estudo experimental e avaliação econômica da operação de Biodigestores Tubulares para a produção de Biogás a partir de resíduos da Suinocultura.
Autor(es): MORAIS, Marcelo Antonio
Abstract: A suinocultura é uma atividade importante do ponto de vista econômico e social. Todavia, é considerada uma atividade altamente poluente ao meio ambiente, devido ao despejo incorreto e sem o tratamento apropriado de seus resíduos, causando degradação ambiental e disseminação de doenças vinculadas pela falta de saneamento. O presente trabalho objetivou desenvolver um estudo experimental da produção de biogás utilizando biodigestores tubulares em pequenas e médias propriedades suinocultoras. O estudo foi desenvolvido no sistema de produção de suínos do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, no qual conta com 56 matrizes em sistema intensivo de confinamento em ciclo completo. O sistema de tratamento de resíduos implantado foi constituído por dois biodigestores tubulares em paralelo de fluxo contínuo com capacidade total de 150 m³ por biodigestor e tempo de retenção hidráulica de 40 dias. Foram efetuadas medições diárias da temperatura, volume de resíduos e produção de biogás no qual observou durante o estudo uma temperatura média de 20,8ºC; uma produção diária de resíduos de 7,78 m³; uma produção diária de biogás de 53,7 m³ e uma produção de gás por matriz instalada de 0,96 m³ por dia. Após o levantamento dos dados, realizou-se uma análise de viabilidade técnica e econômica utilizando três métodos de avaliação de projetos de investimento, o Valor Presente Líquido (VLP); o Pay Back e a Taxa Interna de Retorno (TIR) que apontaram o retorno do investimento no segundo ano, mostrando que a implantação dos biodigestores é um investimento no qual o retorno é rápido, tornando-se atrativo com a intensificação do uso do sistema. O trabalho mostrou que os biodigestores podem ser ferramentas adequadas para diminuir a poluição causada pelos dejetos suínos e agregar valor por meio do biogás e biofertilizante às pequenas e médias propriedades rurais. Além disso, sua utilização melhora a higiene e o padrão sanitário do meio rural, diminui a disseminação de doenças, melhora a qualidade ambiental e gera empregos e renda para população rural.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: MORAIS, Marcelo Antonio. Estudo experimental e avaliação econômica da operação de Biodigestores Tubulares para a produção de Biogás a partir de resíduos da Suinocultura. 2012. 92 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2012.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1094
Data do documento: 3-Dez-2012
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_morais_2012.pdf2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.