UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/112
Tipo: Dissertação
Título: Ensino e Aprendizagem de Frações mediados pela Tecnologia: Uma análise à luz da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud.
Autor(es): BOLOGNANI, Ana Carla de Almeida
Abstract: Este trabalho tem como objetivo principal apresentar o desenvolvimento de uma sequência didática (SD) para o ensino de frações equivalentes e investigar o papel exercido pela variedade de situações propostas quando baseadas na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Para esta investigação, foi elaborada uma SD envolvendo o conceito de frações equivalentes mediada pelas TIC, que foi aplicada em uma turma do 6º ano do ensino fundamental durante o ano de 2013. Com a realização da intervenção, os dados foram obtidos através de três fontes: o registro das atividades escritas dos alunos, os registros audiovisuais, e os registros do estagiário. Estes dados foram analisados à luz da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (TCC) e posteriormente passaram por um processo de triangulação, no qual foram agrupados nas categorias que sintetizaram os registros dos alunos: a) Menção à tecnologia como uma alternativa de apoio ao ensino; b) Uso da tecnologia como ferramenta na resolução dos exercícios; c) A tecnologia como fator desmotivador à aprendizagem; d) O uso da tecnologia sem significados. Esta triangulação mostrou que a aproximação do conteúdo matemático ao cotidiano dos alunos por meio das TIC fez com que os estudantes participassem efetivamente das atividades desenvolvidas e pudessem dar mais significados ao conteúdo trabalhado. A preocupação com a variedade de situações propostas da SD contribuiu para a construção do conhecimento matemático a cada nova situação vivenciada pelo educando. A análise dos dados indicou que a utilização de recursos tecnológicos juntamente com a variedade de situações propostas aos estudantes teve impactos positivos na aprendizagem.
Citação: BOLOGNANI, Ana Carla de Almeida. Ensino e Aprendizagem de Frações mediados pela Tecnologia: Uma análise à luz da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/112
Data do documento: Mar-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_bolognani_2015.pdf1.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.