Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/114
Tipo: Dissertação
Título: DBML: Uma Biblioteca de Gerenciamento Dinâmico de Banda para Sistemas Multirrobôs Baseado em ROS.
Autor(es): JULIO, Ricardo Emerson
Abstract: A comunicação é um componente importante em sistemas multirrobôs; a performance do sistema pode ser seriamente afetada quando o número de robôs do sistema ou o número de canais de comunicação aumenta. A Biblioteca de Gerenciamento Dinâmico de Banda (DBML - Dynamic Bandwidth Management Library) foi projetada de forma a maximizar a utilização da banda em sistemas multirrobôs. O sistema desenvolvido prioriza os canais de comunicação de acordo com eventos que ocorrem no ambiente oferecendo maior largura de banda para os canais de comunicação mais prioritários. A biblioteca foi desenvolvida utilizando o ROS (Robot Operating System) de forma a separar as funcionalidades em módulos independentes que possam ser reutilizados e melhorados em trabalhos futuros. Este trabalho apresenta a biblioteca desenvolvida utilizando um problema de otimização linear e um exemplo do uso da biblioteca em uma aplicação de teleoperação onde diversas simulações foram feitas. Os resultados mostraram que o DBML atribui uma maior frequência de envio de informações para os canais de comunicação mais prioritários, permitindo assim, uma maior eficiência na execução das tarefas.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação
Citação: JULIO, Ricardo Emerson. DBML: Uma Biblioteca de Gerenciamento Dinâmico de Banda para Sistemas Multirrobôs Baseado em ROS. 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/114
Data do documento: 3-Jul-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_julio_2015.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.