Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/118
Tipo: Dissertação
Título: A História da Matemática em propostas didáticas presentes em Teses e Dissertações Brasileiras.
Autor(es): OMENA, Bianca Silva Souza de
Abstract: A literatura aponta que há uma ausência de materiais acessíveis e adequados para que os professores possam se inspirar na utilização da História da Matemática como metodologia de ensino-aprendizagem. Assim, realizamos uma investigação com o objetivo de analisar as propostas didáticas, para o ensino médio, que utilizam a História da Matemática apresentadas nas teses e dissertações localizadas no Banco de dissertações e teses da CAPES. Para tanto, realizamos um levantamento e uma leitura dos resumos das teses e dissertações de História da Matemática defendidas no período de 1987 a 2012 constantes no Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Assim, selecionamos 34 trabalhos que apresentavam propostas didáticas utilizando a história da Matemática. Na seqüência, realizamos o mapeamento desses 34 trabalhos, ou seja, identificamos as instituições e regiões brasileiras nas quais eles foram produzidos, os conteúdos matemáticos abordados em suas propostas didáticas, nível de ensino abordados nestas propostas e outras informações que no decorrer do estudo se mostraram relevantes para nossa pesquisa. Diante desse mapeamento identificamos 14 trabalhos defendidos no período de 1987 a 2012, que apresentam uma proposta didática, para o ensino médio, que utiliza a HM. Para analisar as propostas didáticas apresentadas nestes trabalhos, utilizamos a Análise de Conteúdo proposta por Bauer (2004). A análise das atividades das propostas nos possibilitou afirmar que a HM é utilizada como Introdução, Informação, Complementação, Estratégia didática, Flash. Destacamos que a maioria das atividades utiliza a HM como estratégia didática, ou seja, as atividades embasadas nesse material vão direcionar o aluno (re) construir ou deduzir o conceito em questão. Destacamos que a realização desta investigação evidenciou a necessidade da realização de novas investigações acerca das potencialidades pedagógicas da História da Matemática.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Citação: OMENA, Bianca Silva Souza de. A História da Matemática em propostas didáticas presentes em Teses e Dissertações Brasileiras. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/118
Data do documento: 29-Abr-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_omena_2015.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.